Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região

1º de Maio em Contagem terá volta da Missa de São José Operário e protesto

Trabalhadoras e trabalhadores vão se unir em defesa de mais emprego e renda, pela valorização salarial, pelas revogações das reformas trabalhista e da Previdência e pela redução da taxa de juros

Após três anos, a missa de São José Operário, em homenagem ao dia dos trabalhadores e das trabalhadoras, voltará a ser realizada na praça da Cemig, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na próxima segunda-feira, no dia 1º de Maio, a partir das 8 horas.

Além da missa, trabalhadoras e trabalhadores de vários ramos de atividades farão o tradicional ato de protesto em defesa de mais emprego e renda, valorização salarial, revogação da reforma trabalhista e previdenciária e pela redução da taxa de juros. Após a missa haverá uma caminhada até a Praça dos Trabalhadores.

“A criação de políticas públicas de geração de emprego e renda é urgente. Nos últimos quatro anos o mercado de trabalho no Brasil foi castigado, levando milhares de pessoas ao desemprego e colocando o país de volta no mapa da fome. Temos esperança de que este novo governo possa recolocar o Brasil no caminho do pleno emprego e do bem-estar social”, disseram os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) contínua, o contingente de desempregados no trimestre de novembro a janeiro somou 9 milhões de pessoas, valor que repete os números do período terminado em outubro. No entanto, na comparação anual, apresentou menos 3 milhões de pessoas, quando havia 12 milhões de pessoas nessa condição.

A missa, que completa 47 anos e poderá entrar para o calendário oficial de atividades culturais da Prefeitura de Contagem, será presidida pelo bispo Dom Nivaldo Ferreira e pelos padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).