Escrito por: Fernando Dutra
Evento nos dias 29, 30 e 31 de agosto vai homenagear o sindicalista Celso Amarante de Sousa (Celsinho)
A 16ª Plenária Estatutária da CUT Minas acontecerá no final de agosto e vai reunir diversas categorias do movimento sindical cutista. A plenária é o momento que a CUT, através dos seus sindicatos, representados por seus delegados e delegadas, fazem todo um processo de debate sobre as diversas situações conjunturais que assolam o estado e o país.
Nos dias 30 e 31 de agosto os sindicalistas cutistas se reunirão na sede do Sindipetro/MG, em Belo Horizonte, para discutir as ações de resistência, luta e avanço frente aos novos desafios enfrentados pelos trabalhadores mineiros e de todo o país.
A atual conjuntura nacional e internacional traz enormes desafios com grande impacto para os trabalhadores de Minas Gerais. Se no país enfrentamos a luta contra a escala 6x1 e cobrança de impostos injustas, em que os ricos pagam pouco e os pobres pagam muito, no âmbito externo o país sofre com a ameaça de taxas abusivas, na ordem de 50%, por parte do governo dos Estados Unidos, colocando em risco o emprego dos trabalhadores mineiros.
A partir desse debate, as diversas categorias que compõem a CUT Minas vão atualizar o plano de lutas e estabelecer novas estratégias para o enfrentamento das conjunturas.
Diante desse cenário, a 16ª Plenária da CUT Minas reafirma a importância da organização sindical e da mobilização social como instrumentos fundamentais na defesa dos direitos trabalhistas, da democracia e da soberania nacional.