Escrito por: CUT Minas

Minas vai às ruas em defesa da democracia neste 8/1

Os três anos da tentativa de golpe, ocorrida no dia 8/1 de 2023, serão marcados por mobilizações populares em todo o Brasil. Em BH, o ato será na Praça Fuad Noman, a partir das 17h

Fernando Dutra
Ato contra o Congresso Inimigo do Povo levou milhares às ruas de BH em 14/12/25

No próximo dia 8 de janeiro de 2026, quinta-feira, mineiras(os) irão às ruas reafirmar a defesa da democracia no Brasil. O encontro será a partir das 17h, em Belo Horizonte, na praça Fuad Noman, na avenida Afonso Pena, 951, Centro.

Com o lema “Em defesa da democracia, sem anistia para golpistas, pelo veto ao PL da dosimetria”, a manifestação popular será realizada por todo o país, reunindo trabalhadores, movimentos sociais, organizações políticas, sindicatos e centrais sindicais. Em Brasília, enquanto a população se reunirá nas ruas, próximo à Praça dos Três Poderes, no Palácio do Planalto haverá uma cerimônia simbólica, com a presença do presidente Lula.

Ocupar as ruas no 8 de Janeiro é reafirmar que a democracia se constrói com participação popular, justiça e compromisso permanente com os direitos dos trabalhadores.

Além de relembrar a importância da democracia e da participação da soberania popular, os atos também serão um grito contra a aprovação do PL da Dosimetria, aprovado no Senado Federal em 17 de dezembro, que altera a forma de cálculo das penas para crimes como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. O grito popular é para que o presidente Lula vete o PL da Dosimetria.

*Com informações da CUT Brasil