Escrito por: ALMG
Presidente da estatal mineira, Cledorvino Bellini, foi convocado a comparecer ao Parlamento, nesta terça (24).
O diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Cledorvino Bellini, foi convocado a comparecer à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (24), às 18 horas, para discutir as razões do fechamento da base operacional da empresa localizada no Bairro São Gabriel, em Belo Horizonte, que ocorreu no início de setembro. A reunião, realizada pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, será no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O mesmo tema será discutido em audiência pública da Comissão de Administração Pública, na quarta-feira (25), às 16 horas, no Teatro da ALMG. Para esta outra reunião, estão convidados os prefeitos e presidentes das câmaras municipais dos 11 municípios que eram atendidos pela base de São Gabriel, ao norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O requerimento para a convocação do presidente da Cemig foi aprovado pela Comissão do Trabalho em 20 de agosto, quando Bellini não compareceu a outra reunião agendada para discutir a iminência do fechamento. Na ocasião, o dirigente da estatal mineira havia sido apenas convidado a comparecer.
A ausência de Bellini na reunião de agosto foi incisivamente criticada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) e pelos deputados Celinho Sintrocel (PCdoB) e Betão (PT). Os três são autores do requerimento para a convocação do dirigente. “Lamento a postura da Cemig, que é de desrespeito ao Poder Legislativo”, afirmou Beatriz Cerqueira, logo após a aprovação do requerimento. A deputada também é autora do requerimento para a reunião de quarta com prefeitos e vereadores.
O objetivo das duas audiências públicas agendadas é debater o impacto do fechamento da unidade da Cemig para os trabalhadores e para os consumidores.
Em 27 de agosto, a Comissão de Administração Pública da ALMG realizou visita à base operacional de São Gabriel, poucos dias antes de seu fechamento. Ela atendia uma população superior a 1 milhão de habitantes, em Belo Horizonte e outros dez municípios. Havia uma média de 75 mil atendimentos mensais, além dos chamados de emergência.
Na visita de agosto, os funcionários argumentaram que o atendimento à população poderia piorar, em decorrência de dificuldades para o deslocamento a partir de outras unidades remanescentes. No dia 16 de setembro, a Comissão de Administração Pública visitou a Base Operacional do Anel Rodoviário, que recebeu os 115 trabalhadores da base de São Gabriel, após seu fechamento.
O encerramento das operações no São Gabriel faz parte de um projeto mais amplo, que já resultou no fim das atividades de mais de 50 bases da Cemig em Minas Gerais, neste ano.
O superintendente de Serviços de Comercialização e Emergência da empresa, Mauro Marinho, afirmou que 75 novas “bases operativas” devem entrar em funcionamento no período de chuvas, quando a demanda por atendimentos é maior. De acordo com Marinho, essas bases serão formadas majoritariamente por equipes de funcionários terceirizados.
A deputada Beatriz Cerqueira defende que o fechamento da base de São Gabriel seja revertido. “Quando o serviço é da Cemig, ela atende todo mundo. Mas as empreiteiras (terceirizadas) escolherão atender a intervenção que der maior lucro, prejudicando as classes populares”, afirmou a deputada.
Transmissões ao vivo
Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.
No caso da reunião promovida pela Comissão do Trabalho, quem não puder comparecer pessoalmente poderá fazer parte do debate por meio da ferramenta Reuniões Interativas do Portal, que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.
Consulte as listas completas de convidados para as reuniões da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social, e da Comissão de Administração Pública.