Escrito por: SJPMG

Audiência pública no MPT discute violência contra jornalistas

Em 2022, foram registrados no Brasil 376 casos de agressões a jornalistas e veículos de comunicação, o que equivale a praticamente um caso por dia

Reprodução Redes Sociais

O Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), realiza nesta sexta-feira, 14 de abril, audiência pública para discutir o assédio e a violência contra jornalistas e radialistas no exercício de sua profissão.

A audiência pública será na sede do MPT-MG, na rua Bernardo Guimarães, 1.615, 15º andar, em Lourdes, às 9 horas.

Aberta ao público, a audiência vai discutir, também, os protocolos internacionais para o exercício da profissão, que se dá, cada vez mais, no Brasil e no mundo, sob ameaça de violência física e psicológica.

A intenção é discutir as formas de combater a violência, bem como a criação de um protocolo de segurança para garantir o livre exercício do jornalismo e de todos que produzem informação.

Em 2022, foram registrados no Brasil 376 casos de agressões a jornalistas e veículos de comunicação, o que equivale a praticamente um caso por dia. Os dados são do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2022, divulgado em janeiro pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que monitora os ataques desde a década de 1990.

Preocupado com essa escalada, o MPT-MG propôs esse debate, que pretende envolver procuradores, trabalhadores, sindicatos e patrões nas discussões sobre garantia de segurança para o livre exercício do jornalismo.