Escrito por: Eficaz Comunicação
Redução do IPI favorece negócios.
CAMILA COUTINHO
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos alavancou os negócios da concessionária Automax Comercial Ltda (Automax Fiat), localizada no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte.
Com o incentivo anunciado pelo governo federal, em vigor desde dezembro de 2008, a empresa, considerada uma das maiores revendas Fiat do Brasil, registrou recorde histórico de vendas em março, com a negociação de 680 veículos.
Esse foi, segundo o diretor-geral da Automax, Victor Augusto Vieira Gomes, o maior volume de vendas (pessoa física) computado pela empresa desde o início das operações, em 1979.
Porém, acrescentou Gomes, esse resultado não foi suficiente para sustentar uma elevação no índice referente ao primeiro trimestre de 2009, sobre 2008. Houve estagnação no período.
O motivo, conforme Gomes, foi a forte queda nas vendas de janeiro e fevereiro, tendência também verificada nos últimos três meses de 2008, quando o recuo foi de 40%, na mesma base de comparação.
"Em um primeiro momento, o mercado reagiu à crise com pânico e as vendas despencaram. Com as medidas de estímulo à economia, o dinheiro voltou a circular".
Para o diretor, a desoneração deve ser mantida, pelo menos até o final deste ano. Caso contrário, disse, a tendência é de que as vendas voltem a cair. "As montadoras estão se organizando para negociar com o governo a manutenção da medida", ressaltou. Gomes não fez projeções para 2009.
Vendas - Até o primeiro semestre de 2008, eram vendidos cerca de 500 veículos zero quilômetro e 200 seminovos por mês na Automax. Hoje, a linha de novos continua com o mesmo volume, mas somente 100 carros usados são negociados no período.
Com demanda aquecida, alguns modelos mais populares, como o Palio e Uno, estão com fila de espera. O prazo máximo previsto para a entrega é de um mês, apesar de a empresa contar geralmente com 500 veículos disponíveis nos estoques.
Fundação - A Automax foi fundada pela família Ferreira em abril de 1979 e adquirida por Fernando Valle e seu filho José Eduardo Lanna Valle em outubro de 1981. Em 1992, a empresa, que vendia carros Ford, mudou para a bandeira Fiat. A alteração impactou nos negócios e, em 2002, a concessionária passou por processo de reestruturação total. Naquele mesmo ano, Victor Augusto Vieira Gomes foi convidado a dirigir a empresa. Além destas mudanças, houve também alteração na estrutura física, cuja área construída era de 21 mil metros quadrados e foi ampliada para 33 mil metros quadrados.
Fonte: Diário do Comércio