Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Bancárias e bancários querem mais contratações, fim das demissões e da precarização

Sindicato dos Bancários de BH e Região

 

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na manhã de segunda-feira, 27 de junho, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na segunda reunião de negociação da Campanha Nacional 2022 da categoria após a entrega da minuta de reivindicações.

“Nessa negociação cobramos a garantia dos empregos, o fim da terceirização, que se amplia no setor bancário, a preparação dos trabalhadores para as mudanças tecnológicas e a redução da jornada de trabalho para quatro dias”, informou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

Comando Nacional dos Bancários também ressaltou a necessidade de se discutir a requalificação dos trabalhadores para que eles possam assumir novas funções devido às inovações tecnológicas que foram introduzidas na sociedade e no setor bancário, assim como a redução de número de postos de trabalho bancário.

Continuidade das negociações

A comissão de negociação da Fenaban vai levar as propostas apresentadas pelo Comando para negociação com os bancos. Ao final das negociações será apresentada uma proposta global, com todos os temas em negociação. Veja abaixo o calendário de negociações.

Calendário de negociações:

Quarta-feira, 6 de julho: Cláusulas sociais e segurança bancária

Sexta-feira, 22 de julho: Cláusulas sociais e teletrabalho

Quinta-feira, 28 de julho: Igualdade de oportunidades

Segunda-feira, 1 de agosto: Saúde e condições de trabalho

Quarta-feira, 3 de agosto: Cláusulas econômicas

Quinta-feira, 11 de agosto: Continuação das cláusulas econômicas