Escrito por: Blocos de Carnaval de Belo Horizonte
Central e entidades sindicais cederam carros de som para desfiles que antecederam, que aconteceram no período carnavalesco e sucederam os dias de folia
Blocos de Belo Horizonte manifestam sua gratidão à Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e aos sindicatos Sind-UTE/MG, Sindibel, Sindifes e Sintect/MG que, ao ceder seus caminhões de som, viabilizaram cortejos e desfiles na retomada do Carnaval de luta na capital mineira. E o segundo maior Carnaval do Brasil atraiu mais de 5 milhões de foliões de todo o país. BH protagonizou uma festa histórica, com muita música, alegria e criatividade, e que erou emprego e renda nos dias que antecederam e sucederam a folia, cumprindo também ssua função social.
O Carnaval deste ano, na capital mineira, confirmou a promessa de ser um dos melhores de todos os tempos e, para que isso se tornasse uma realidade, os blocos carnavalescos contaram, mais uma vez, com a solidariedade e ajuda do movimento sindical. O desfile, para dezenas das agremiações, seria inviabilizado pelo alto valor cobrado por um trio-elétrico, inflacionado pela demanda e a expectativa de um público recorde, já que a rede hoteleira da cidade registrou 100% de ocupação.
As agremiações, a Central e sindicatos filiados retomaram neste ano a parceria bem-sucedida até 2020, quando foi realizado o último desfile antes do isolamento social imposto pela Pandemia de Covid-19.
A parceria entre a CUT/MG e blocos carnavalescos teve início quando o governo de Romeu Zema expediu, há três anos, um documento com novas exigências para o uso de trios-elétricos no Carnaval. Os veículos a serem cadastrados, por exemplo, precisavam apresentar Autorização de Tráfego para Carro de Som, Trio Elétrico ou Minitrio Elétrico (ATVE). Com isso, vários blocos não teriam condições de desfilar por não terem carros com o documento. Como os carros de som da CUT/MG e do Sind-UTE/MG possuíam toda a documentação, os veículos foram disponibilizados para os blocos que foram às ruas com ajuda do movimento sindical.
Agradecemos, mais uma vez, ao movimento sindical pelo apoio fundamental que contribuiu para o sucesso de todos nós. E que esta parceria vitoriosa prossiga e seja fortalecida nos próximos Carnavais.
Bloco da Esquina
Clandestina
Forró Cabra Cega
Pantera Disco Bloco
Betânia Custosa
Que samba é esse?
Liberdade Água Limpa
Bloco do Clima
Bloco Raga Mofe
Blocos Românticos
Bloco da Gente
Fofoca Carimbó
Eleganza
Cinara
Sou Vermelho
Guitarrinha
Carnafolia
Luza de Crixtal
Filhas de Clara
Filhas das aguas