Escrito por: Vinicius Matias/Sindifes
Situação dos moradores da ocupação é precária, não há rede de esgoto e a água e luz são improvisados. Não há ruas e as casas são feitas na encosta do morro, o que dificulta o acesso
O Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) doou um fogão industrial e três botijões de gás para o Projeto de Cozinha Solidária da ocupação Terra Nossa, no bairro Taquaril, na região leste de Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 10 de junho. Os equipamentos serão utilizados para a preparação de café da manhã e almoço para quase 200 famílias.
O pedido de doação veio do Técnico-Administrativo em Educação da UFMG, Sérgio Diniz, que leu uma matéria sobre o projeto de cozinha solidária no Taquaril e foi atrás de informações sobre quem organiza e a quem atendia. “Tive boas referências do Igor, que é quem organiza o projeto. Então entrei em contato com a Cristina del Papa, pois sei que o SINDIFES sempre pratica ações para ajudar a quem está realmente em situação de carência, como é o caso recente dos lavadores de carro que trabalham dentro do Campus Pampulha da UFMG”, contou Sérgio.
Segundo Cristina del Papa, coordenadora geral do Sindifes, após ouvir a história, encaminhou o pedido para a Direção do Sindicato, que ficou comovida e deliberou a doação. “Quem quer fazer o bem não precisa de muito. Apesar da situação precária estão fazendo um projeto muito importante para a comunidade. Acreditamos que o fogão irá ajudar muito estas pessoas”.
Igor Lana, idealizador do projeto e quem recebeu a doação explicou que a maioria das famílias não têm condições de cozinhar em casa, seja por falta de alimentos, gás ou fogão, então teve a ideia da cozinha solidária. “Fazemos tudo improvisado na minha casa. Café da manhã e almoço. E às vezes faço janta também. Trabalho com minha mulher e mais quatro voluntários. Tudo aqui vem de doação”.
Em uma cozinha de madeira e piso batido, assim como grande parte das casas da ocupação, Igor, a esposa, e os voluntários preparam e distribuem as refeições. Ao meio-dia começam a chegar os vizinhos. Carregando vasilhas e panelas, eles formam filas, alguns ainda sem máscara de proteção. Entre conversas e brincadeiras, esperam ansiosos pelo alimento, que será levado para casa e dividido com os demais familiares. No cardápio do dia, arroz, feijão, angu, farofa, linguiça e macarrão.
A situação dos moradores da ocupação é precária, não há rede de esgoto e a água e luz são improvisados. Não há ruas e as casas são feitas na encosta do morro, o que dificulta o acesso. Foram preciso três homens para subir com o fogão, pois o carro, mesmo sendo uma caminhonete 4×4, não consegue chegar ao local.
Emocionado, Igor agradece, “vai fazer muita diferença pra gente, vai ajudar demais no nosso trabalho. Estou muito feliz, Deus abençoe todos vocês. Muito obrigado ao Sindicato”, agradeceu ele. Agora, Igor sonha em construir uma cozinha de alvenaria, substituindo a atual, de madeirite.
Para quem quiser ajudar mais
Igor está recebendo doações de alimentos, roupas e materiais de construção. Quem desejar ajudar, pode entrar em contato com o Sindifes por um dos seus canais de atendimento ou pelo whatsapp.