Escrito por: Rogério Hilário, com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região
Além de acolher novas lideranças sindicais, a chapa ampliou a participação de mulheres. Antes eram três, agora sete vão compor a nova diretoria
Com 97,36% dos votos, a chapa 1 Experiência, Renovação + Direitos venceu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região (Sindimetal) e vai assumir a entidade na gestão 2023/2027, que será presidida por Geraldo Valgas.
A Chapa 1, da CUT, é formada majoritariamente por companheiras e companheiros da atual diretoria, porém com algumas mudanças que tornam a próxima gestão ainda mais representativa da categoria. Além de acolher novas lideranças sindicais, a chapa ampliou a participação de mulheres. Antes eram três, agora sete vão compor a nova diretoria.
O prazo para inscrição de chapas se encerrou no dia 17 de fevereiro e apenas a chapa Experiência, Renovação + Direitos se inscreveu para o pleito. Mesmo assim, houve participação maciça da categoria, com votos de metalúrgicas e metalúrgicos da ativa e aposentados. Exerceram seu direto a voto os filiados até o dia 12 de outubro de 2022.
Jairo Nogueira Filho, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), foi o presidente da mesa apuradora das eleições, que aconteceram nos dias 12 e 13 de abril. A Chapa 1 contou também com o apoio da Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEM-CUT/MG), cujo presidente, Marco Antônio de Jesus, também acompanhou todo o processo eleitoral e a apuração.
A diretoria eleita reafirmou seu compromisso em seguir lutando e defendendo os direitos dos trabalhadores e promete se empenhar na construção de um projeto de formação com foco na indústria 4.0 e 5.0. “Nosso mandato vai se empenhar na busca de parcerias que viabilize a promoção de mão de obra qualificada. A evolução tecnológica da indústria exige aperfeiçoamento permanente e o sindicato tem que ser protagonista neste cenário”, disse Geraldo Valgas, reeleito presidente do Sindimetal.
A diretoria do Sindimetal é formada por 44 trabalhadores e trabalhadoras, sendo que, desses, sete são mulheres. “É importante destacar o aumento de mais de 100% no número de mulheres na diretoria. Isso será fundamental na luta por mais direitos, valorização e respeito com as trabalhadoras no chão de fábrica”, disse Margareth da Silva Gonçalves, diretora da Secretaria da Mulheres Trabalhadoras.
Também estiveram presentes na apuração: Carlos Calazans, superintendente do Ministério do trabalho em MG; Anderson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de MG; Paulo Roberto D'Almeida, secretário-geral do Sindicatos dos Metalúrgicos de BH/Contagem; Rita Evaristo, assessora da deputada estadual Macaé Evaristo; André Xavier, assessor da vereadora Moara Saboia; Francisco Pereira, vice-presidente da CUT/MG; José Maria dos Santos, diretor da CUT/MG; Leide Fernandes, diretora do Sind-Saúde/MG; Otacilio das Neves Coelho, presidente do Sindimetal João Monlevade; Adriene Gomes, diretora do Sind-UTE/MG Contagem; Antônio Carlos Nascimento, vice-presidente da FEM-CUT/MG e diretor do Sindimetal Juiz de Fora; Alberto Raphael, do Sindicato dos Marcineiros; Carlos José (Carlão), do Sindimetal Sorocaba, além de diretores dos sindicatos: Sindmetal Vespasiano, Sindimetal João Monlevade, Sindimetal Extrema, Sindimetal Pouso Alegre, Sindimetal Sorocaba, Sindimetal Matozinhos, Sindimetal Timóteo, Sindieletro MG, Sindimetal Juiz de Fora.
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Região agradece de forma especial aos companheiros Chico Oliveira e Cicero Barbosa pela condução nos trabalhos do processo eleitoral, também de forma muito especial a todos os funcionários e funcionárias do sindicato pela contribuição e empenho e a toda diretoria atual e a que será empossada no dia 11 de julho de 2023. Somos fortes Somos CUT.