Escrito por: Bruno Camargos Teixeira, Sinttel-MG

Com fôlego renovado, nova diretoria toma posse no Sinttel-MG

Lourdes de Fátima Pires é a primeira mulher eleita para o cargo de coordenadora-geral. Cerimônia foi celebração do movimento sindical, que sobrevive arduamente aos anos de precarização do governo Bolsonaro

Bruno Camargos Teixeira

 

Na última sexta-feira, 24 de junho, foi realizada, na sede estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações de Minas Gerais (Sinttel-MG), a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, eleita para o quadriênio 2022/2026. O evento contou com a presença de figuras ilustres e que representam os trabalhadores em diversas esferas. Dentre elas compareceram o deputado federal e ex-ministro nos governos Lula e Dilma, Patrus Ananias; o presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira Filho; o diretor do Sinttel Piauí, Welton Luiz de Araújo Silva; o diretor do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel), Fábio Francisco Maia; a diretora honorária da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp),  Raimunda Audinete Araújo; e o diretor do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Rogério Tavares.

Além de empossar a nova diretoria, a cerimônia foi o momento de celebração do movimento sindical, que vem sobrevivendo arduamente aos anos de precarização do governo Bolsonaro. Ao mesmo tempo, foi levada uma mensagem de esperança com a pré-candidatura do ex-presidente Lula. Com a volta de Lula àa Presidência da República temos a certeza de que os trabalhadores serão prioridade, diferentemente do atual governo que privilegia os mais ricos e poderosos.

Em sua fala, o deputado federal, Patrus Ananias, relembrou sua relação com o movimento sindical. “Eu vivi muito intensamente a advocacia trabalhista; fui sempre advogado de trabalhadoras e trabalhadores, época em que defendíamos o direito de greve, a liberdade e autonomia dos sindicatos, temas que continuam muito presentes neste momento que retrocesso que estamos vivendo”.

A nova coordenadora do Sinttel-MG, Lourdes Fátima Pires, falou sobre as questões que envolvem o pós-pandemia. “Temos um enorme compromisso fazendo parte de uma diretoria que representa uma base tão numerosa e diversa. O SIinttel-MG continuará sendo um espaço democrático, onde cada trabalhador sinta-se à vontade para contribuir com as atividades do Sindicato”.

Jairo Nogueira Filho, presidente da CUT Minas, parabenizou a nova diretoria empossada e fez considerações importantes para as eleições deste ano. “Saudamos a nova diretoria do Sinttel-MG neste momento difícil que a classe trabalhadora vem passando, desde 2016, com retirada de direitos com as Reformas Trabalhista e da Previdência. Uma conjuntura que torna ainda mais importante a união de todas as categorias e a luta sindical. A CUT construiu uma Plataforma da Classe Trabalhadora Mineira, com vários itens, inclusive com a revogação das reformas e avanços para trabalhadoras e trabalhadores que será entregue aos candidatos, tanto a governador, quanto a deputados estaduais, federais e senadores. Entrego em primeira mão à coordenadora geral do Sinttel-MG e secretária da Juventude da CUT Minas, Lourdes de Fátima Pires, ao deputado federal e ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias, e aos componentes da mesa este documento, construído com as pautas urgentes das diversas categorias CUTistas e do povo mineiro, que servirá como base para as nossas lutas durante e depois das eleições.”

Primeira mulher coordenadora

A nova coordenadora geral do Sinttel-MG entrou para a história do Sindicato sendo a primeira mulher eleita para o cargo. Mãe de quatro filhos, Lourdes é negra e mulher de muita garra e fibra. Representante da nossa categoria!

Bruno Camargos TeixeiraJairo Nogueira durante a posse da nova diretoria do Sinttel, ao lado da coordenadora geral Lourdes Pires e do deputado federal Patrus Ananias