Escrito por: Sindsep-MG

Corrupção e favorecimento no processo de privatização da CeasaMinas

Anulação do processo de privatização já!

Sindsep/MG

Jogo de cartas marcadas. Assim pode ser definido o processo de privatização da CeasaMinas. Uma matéria publicada na revista Carta Capital dessa semana denuncia o favorecimento de empresários interessados em adquirir a Central de Abastecimento, que teriam tido acesso antecipado ao edital que estabelece as regras do leilão.

A referida matéria afirma ainda que o edital, documento sigiloso enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) teria sido enviado pelo próprio diretor de operações da CeasaMinas, Ivagner Ferreira, simpatizante do governo Bolsonaro e apoiador convicto do processo de privatização da empresa.

O escândalo do favorecimento só veio à tona depois que o documento chegou ao conhecimento dos trabalhadores da Ceasaminas. Mas essa é apenas uma das irregularidades que rondam o processo de privatização. O lance mínimo proposto pelo governo é bem menor do que o valor estipulado pelo Ministério Público Federal e cujo parecer foi enviado ao Tribunal de Contas da União.

As suspeitas de corrupção e favorecimento no processo de privatização da empresa aumentaram com a visita do ex-secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, apresentado aos servidores como “futuro patrão” pelo diretor Ivagner Ferreira.

Diante de tantas irregularidades, os trabalhadores da CeasaMinas enviaram uma representação ao Comitê de Ética da Presidência da República. As A denúncia também foi apresentada internamente pelo representante dos funcionários no Conselho de Administração da empresa. Mas foram ignorados.

Sindsep/MG exige anulação do processo

O Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal em Minas Gerais (Sindsep/MG), que desde o início foi contra a privatização da CeasaMinas, tomou conhecimento de mais esse escândalo, e exige a anulação do processo.

O deputado federal Padre João (PT/MG) apresentou um requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, para que o TCU realize uma auditoria para apurar danos ao Erário e subavaliação do patrimônio público no processo de privatização da CeasaMinas. Outra ação, encaminhada pelo deputado Patrus Ananias (PT/MG) segue sob sigilo e sem parecer final.

O Partido dos Trabalhadores estuda ingressar com uma terceira ação, desta vez com um pedido de anulação completa do processo de privatização. Segundo o deputado federal, Rogério Correia (PT/MG) serão apresentadas denúncias ao TCU e também ao Ministério Público Federal, para que apurem e adotem as adotem as providências necessárias para interromper este processo, investigar e punir os responsáveis pelos sinais evidentes de favorecimento e pelos indícios de ilegalidade.

Não à privatização da CeasaMinas!
Anulação do processo de privatização já!