Escrito por: Eficaz Comunicação

Crise não intimida empresa de MG Refrigerantes do Triângulo estima crescer 5% em 2009 e expansão fís

 


CAMILA COUTINHO


Desaceleração econômica, redução no volume de produção e cancelamento de investimentos. Enquanto para muitas empresas esses fatores se tornaram realidade com a crise financeira global, para a Refrigerantes do Triângulo Ltda eles têm passado despercebidos.

Localizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a indústria de bebidas não-alcoólicas tem conseguido manter a marcha dos negócios nos últimos anos, o que também tem sido verificado em 2009. O volume de produção não foi informado.

De acordo com o diretor-presidente, Luiz Alfredo Massaro, de janeiro a maio a demanda se manteve estável na comparação com os primeiros cinco meses de 2008. Nos últimos anos, o crescimento médio foi de 6 pontos percentuais.

O que tem contribuído para essa manutenção dos negócios da empresa, segundo Massaro, é que a produção da Refrigerantes do Triângulo é voltada, principalmente, para a classe média-baixa, pouco afetada pela crise e que tem mantido os padrões de consumo. "Prova disso é que nossas vendas-encomendas continuam aquecidas."

O executivo argumentou, ainda, que a economia nacional, ainda que desacelere, terá um resultado superior à média mundial. Diante desse cenário de otimismo, a empresa prevê para 2009 expansão de, pelo menos, 5% nos negócios na comparação com 2008, quando cresceu 7% sobre 2007.

A empresa atende às regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas, além de cidades no Estado de Goiás e Distrito Federal. "O objetivo, agora, será ampliar a nossa participação nas regiões já atendidas. Por enquanto, não prospectaremos novos mercados." A fabricante tem, hoje, mais de 30 mil pontos-de-venda, entre supermercados, mercearias, bares e restaurantes.


Expansão - Já para 2010, está prevista expansão física e, conseqüentemente, da produção da fábrica, que serão realizadas com recursos próprios. O valor do aporte não foi divulgado. "A partir desse investimento será possível iniciar a comercialização em locais em que a marca ainda não está presente", disse Massaro.

Apesar disso, Belo Horizonte está descartada. A distância de 600 quilômetros entre a fábrica e a capital mineira torna os custos inviáveis. "Não temos a intenção de vender na Capital porque trabalhamos com valor agregado baixo e margem reduzida. O gasto com o frete faria com que o lucro fosse completamente perdido na transação."

A empresa fabrica quatro sabores de refrigerante, sendo três com a marca Mineiro - guaraná, limão e laranja - e um chamado Zap Cola. Todos os sabores também apresentam a versão zero caloria. Não há, segundo o diretor-presidente, a intenção de ampliar o mix.

O refrigerante é encontrado em embalagens de 200 ml e 600 ml de vidro; e de 250 ml, 600 ml e 2 litros de plástico (pet). Este último é o campeão de vendas. A empresa gera 430 empregos diretos.


Linha do tempo - A Refrigerantes do Triângulo foi fundada nos anos 60, pela família Massaro, que trouxe de Ribeirão Preto, em São Paulo, a tradição na fabricação de bebidas, inicialmente produzindo a marca Pepsi Cola como franqueada. No início dos anos 80, começou a produção da marca Guaraná Mineiro, conquistando o mercado e a preferência dos consumidores. Na metade da década de 90, teve início a produção dos sabores limão e laranja com a marca Mineiro e também a Zap Cola.

Fonte: Diário do Comércio