Escrito por: CUT/MG

CUT, 40 anos de protagonismo nas lutas e conquistas da classe trabalhadora

Rogério Hilário

Vamos celebrar juntas e juntos? Hoje, 28 de agosto, a CUT completa 40 anos, data em que a Central foi fundada por decisão dos 5.059 delegados e delegadas do 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, realizado em 1983, no galpão da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz, na cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

De lá para cá, a CUT se consolidou como a maior central sindical da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.960 entidades filiadas, 7,9 milhões de trabalhadores associados e 25,8 milhões na base. Além de estar presente em todos os ramos de atividade econômica do país.

A CUT Minas nasceu quase que ao mesmo tempo da CUT Nacional. Durante a eclosão de greves dos metalúrgicos do ABC Paulista e de João Monlevade, no Vale do Aço, os futuros fundadores da Central no Estado assumiram o papel de iniciar e disseminar a discussão sobre o Novo Sindicalismo.

Em fins de 1983, foi criada uma comissão responsável pela organização do 1º Concut, que, no ano seguinte, criou a CUT/MG e as CUTs regionais no Estado. A criação da Central em Minas Gerais, em 1984, contou com a participação fundamental dos metalúrgicos, dos trabalhadores em educação, então coordenados pela UTE (que deu origem ao Sind-UTE/MG), dos marceneiros e dos trabalhadores rurais.

O primeiro presidente eleito da Central no Estado foi o metalúrgico João Paulo Pires de Vasconcellos, do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade e Região.

Em 2012, Beatriz Cerqueira, coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG, se tornou a primeira mulher eleita para a presidência da Central no Estado, o que confirmou o pioneirismo da CUT Minas e consolidou a paridade de gênero na diretoria.

Nestes 39 anos, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais sempre esteve na vanguarda da luta da classe trabalhadora no Estado, protagonizou, encaminhou e organizou inúmeros debates e ações de interesse da sociedade como um todo e deu apoio a todas as lutas dos movimentos populares e sociais no Estado.