Escrito por: Rogério Hilário
Curso ministrado pela secretária-geral da Central, Lourdes Aparecida de Jesus, e outro formador foi um sucesso
A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) realizou nos dias 2 e 3 de dezembro, sexta-feira e sábado, um curso de Formação em Concepção, Estrutura e Prática Sindical, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A atividade contou com a excelente participação de 35 dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Uberlândia (SINTTRURB) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Uberlândia (STIAU). As duas entidades promoveram o curso, que foi ministrado pela secretária-geral da CUT/MG, Lourdes Aparecida de Jesus, e outro formador.
Os objetivos do curso foram problematizar aspectos da conjuntura político-sindical, perspectivando um novo ciclo de lutas pelos direitos da classe trabalhadora brasileira; refletir sobre o processo de trabalho e os impactos das mudanças na legislação trabalhista; discutir o papel e a organização dos sindicatos no projeto político-organizativo de liberdade e autonomia sindical da CUT; e fortalecer a defesa do Acordo Coletivo de Trabalho e da Convenção Coletiva de Trabalho como instrumentos de garantia dos direitos da base de representação do SINTTRURB.
”Nós da diretoria do SINTTRUB sempre trabalhamos muito para a capacitação e formação de nossos dirigentes, para que estes estejam sempre preparados para fazer o enfrentamento com a classe patronal e esclarecimento aos trabalhadores. E contamos sempre com o apoio da CUT. Foi fundamental, também, para o sucesso da atividade, contarmos com o STIAU, entidade parceira de lutas históricas pelos direitos e conquistas da classe trabalhadora na região”, afirmou Márcio Dulio Oliveira, presidente do Sinttrurb e da Direção Estadual da CUT/MG.