Escrito por: Eduardo Pereira de Oliveira, Sindágua/CUT Minas
Central denuncia no Dia Mundial do Meio Ambiente que o governador prioriza privatizações, mineradoras, indústrias, desmatadores, agronegócio e setor imobiliário
A Secretaria de Meio Ambiente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT Minas) convida amigas e amigos da proteção ambiental para assistir a Live nesta segunda-feira, 5 de junho, às 19 horas, e debater sobre o descaso do governo Zema com o meio ambiente no Estado. Em meio às tentativas de privatizações, o governador trata a questão como assunto de interesse do setor privado favorecendo a mineração, a indústria, os desmatadores, o agronegócio e o setor imobiliário, em detrimento da proteção ambiental e dos interesses da população.
A represa de Vargem das Flores, em Contagem, um dos principais reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem sendo ameaçada com o Rodominério (Rodoanel) e impactar o abastecimento hídrico de vários municípios além dos ataques a Serra do Curral, cartão-postal e um dos símbolos de Belo Horizonte.
A Serra do Curral abriga grande diversidade de espécies de fauna e flora e mananciais pertencentes às bacias dos rios das Velhas e Paraopeba, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população da capital e de 40% dos moradores da RMBH. Nela nascem o ribeirão Arrudas, os córregos do Clemente, Capão da Posse, Cercadinho, Acaba Mundo e Serra.
O crime cometido pela Vale e o acordo com Zema mostram que a vida e o meio ambiente não são prioridades neste governo.
Quer entender mais? Acompanhe a nossa Live.
Para assistir, acesse o link abaixo: