Escrito por: Rogério Hilário, com informações do Sinserpu/JF
Chapa 2 contou apoio da direção da CUT, da Fetam e da Confetam. A auxiliar de enfermagem Deise da Silva Medeiros vai assumir a presidência do Sinserpu/JF neste mês
A Chapa 2, de oposição e CUTista, encabeçada pela ex-diretora Deise da Silva Medeiros, venceu as eleições no Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinsderpu/JF). Ela obteve 724 votos, contra 670 dados à Chapa 1, do atual presidente Francisco Carlos da Silva, o Chiquinho, e 135 votos depositados na Chapa 3, de Flávio Roberto Cunha. Foram registrados ainda 17 votos nulos e 15 em branco.
A votação, realizada terça e quarta-feira, 2 e 3 de abril, transcorreu sem maiores problemas. Foram disponibilizadas seis urnas fixas (na sede do Sindicato, sede do DEMLURB, setor de varrição do DEMLURB, sede da EMPAV, sede da Secretaria de Obras e HPS), e oito itinerantes, que percorreram todos os departamentos da prefeitura.
Na manhã desta quinta-feira (4), Francisco Carlos da Silva e Deise da Silva Medeiros, já cuidavam da transição. O mandato do atual presidente, segundo ele, termina no dia 13 de abril. Deise vai assumir a presidência para um mandato de quatro anos no dia 18. Ela é auxiliar de enfermagem e trabalha no Hospital de Pronto Socorro Doutor Mozart Teixeira há quase 22 anos. Ela é sindicalista desde 2016.
“Foi uma vitória muito apertada. Estou nesta luta há 22 anos. Nosso objetivo é que o sindicato se filie novamente à CUT, pois atualmente está com a CSB. Mas o Sinserpu/JF já foi filiado à CUT. Nesta eleição contamos com o apoio da direção da CUT, da Fetam e da Confetam. Sou sindicalista deste 2016 e, de lá para cá, minha vida sempre foi a luta sindical pelos direitos de servidoras e servidores públicos municipais de Juiz de Fora”, disse Deise da Silva Medeiros.
Ela admite que são muitos os desafios que enfrentará ao assumir a presidência do Sinserpu/JF. “Estarei à frente do maior sindicato de servidores municipais da Zona da Mata. E as categorias do funcionalismo têm muitas pautas, entre elas a realização de concurso público, plano de carreira, o fim do sucateamento dos serviços e da terceirização. Mas, cabe revelar, ganhamos nesta eleição dos sistemas macro, a prefeitura, e o micro, a máquina do sindicato. A votação aconteceu próximo da Semana Santa e o pagamento dos aposentados aconteceu no dia 2, primeiro dia da eleição, quando normalmente é feito no último dia útil do mês”, afirmou Deise da Silva Medeiros.
“A eleição transcorreu dentro da normalidade. Desejo um trabalho abençoado à Deise. Ela vai assumir tendo um grande desafio que enfrentamos ao longo dos anos, que é a luta pela valorização de servidoras e servidores públicos. Fizemos uma greve de 11 dias, neste ano, pelo ganho real nos salários”, disse Chiquinho, que estava na direção da entidade desde 2012 e assumiu a presidência há quatro anos.
Diretoria eleita do Siserpu/JF para um mandato de quatro anos:
Presidente: Deise da Silva Medeiros
Vice-presidente: Weber Wagner Rodrigues Silva
2ª vice-presidente: Lucilea Aparecida da Silva Pereira
Primeira diretora administrativa: Denise da Silva Medeiros
Segundo diretor administrativo: Cleriomar dos Reis Melo
Primeiro diretor financeiro: Marco Antônio Ribeiro
Segundo diretor financeiro: Alexandre Pereira Crepaldi
Diretor de Comunicação Social e Cultura: Irlan Pereira da Silva
Diretor de Relações Institucionais: Agnaldo Jailson de Almeida
Diretor de Legislação e Assuntos Jurídicos: Raphael de Oliveira Lopes
Diretor Social Raça e Gênero: Adenilson Reginaldo
Diretora de Formação Sindical: Tania Maria de Assis Machado
Diretor de Relações de Trabalho: Rodrigo do Valle Batista
Diretor de Saúde: Anderson Luiz Gonçalves
Conselho Fiscal: Helder Augusto Alves Affonso, Luiz Carlos Torres Martins Júnior, Vera Lúcia Daniel (efetivos), Fernando de Assis, José Nilton de Freitas e Wanor Alves Vieira (suplentes)
Diretores de Base: Adalberto de Assis Júnior, Alexandre Pereira, Bernadete Aparecida de Paula Reis, Carlos Roberto Bizzotti, Claudio José Pereira Dias, Cristiana Regina Cassimiro, Eliel Delgado Dias, Josimar Domingos Fernandes, Luciano Pereira da Cruz, Pedro Paulo da Costa, Rafael Rocha dos Santos, Rodrigo da Silva Reis, Rosangela Dias Guedes Silva, Samuel Andrada da Silva e Wesley Barbosa Severino.