Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região

Dia Mundial da Saúde: ato em BH lança campanha Abril Verde e dialoga com a população

Atividade chama atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Mobilização foi organizada pela CISTT/CMSBH, Sindicato dos Bancários, CUT, Sindibel, Sind-Saúde/MG e outros sindicatos

Rogério Hilário

 

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Sindicato participou de um ato pela promoção da saúde e pela prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com o lançamento da campanha Abril Verde. A mobilização ocorreu na Praça Sete, em BH, e foi organizada pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CISTT/CMSBH), da qual o Sindicato faz parte, pela CUT e outros sindicatos.

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (Plataforma SmartLab), o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho entre os países do G20. Sendo assim, a campanha Abril Verde visa dar destaque ao tema e cobrar mais responsabilidade e investimentos na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O mês serve, portanto, como um período de reflexão sobre os cuidados com a saúde e a vida dos trabalhadores. No dia 28 de abril, instituído como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, a CISTT/CMSBH promoverá um seminário virtual com o nome “Compromisso do Controle Social com a Cultura da Saúde e Segurança do Trabalhador e Trabalhadora”.

Marco Aurélio Alves, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, ressalta que “por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz. Por isso, os trabalhadores devem procurar seus direitos com sua representação sindical e setorial responsáveis”.