Escrito por: Sindsep/MG
Trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo Brasil, encerraram a greve nacional da categoria, iniciada na última segunda-feira, 6 de maio.
Em Minas Gerais, na última quinta-feira, 9 de maio, foram realizadas assembleias nas unidades da empresa em Belo Horizonte (HC-UFMG), Juiz de Fora (HUUFJF), Uberaba (HC-UFTM) e Uberlândia (HC-UFU) para definir pela aceitação ou não da nova proposta apresentada pela empresa durante a audiência de conciliação, realizada na quarta-feira, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Em doze estados (AP, ES, MA, MG, MT, PE, PI, PR, RJ, RS, SP, TO) e o DF as assembleias aprovaram por maioria o fim da greve e autorização para firmar o Acordo Coletivo de Traballho (ACT) 2024/2025. Em seis estados (BA, CE, GO, PA, SC e SE) a maioria disse não à proposta mediada no TST.
A categoria tinha até o meio-dia para decidir. Mas ainda pela manhã, a Condsef/Fenadsef protocolou no Tribunal, através do Processo Judicial Eletrônico informando que, após decisão soberana das assembleias, as categorias profissionais decidiram pelo fim da greve.
A assinatura do ACT 2024/2026, entre entidades representativas de trabalhadoras e trabalhadores da Ebserh foi realizada na parte da tarde, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.