Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região
Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região faz ato contra fechamento de setor de laminação e demissões na empresa
Trabalhadoras e trabalhadores da Vallourec, unidade do Barreiro, estão com os empregos em risco. Este foi o tom dos discursos durante a manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e Região (Sindimetal), realizada na portaria da empresa na quarta-feira, 5 de junho.
O ato organizado pelo Sindimetal foi o pontapé inicial na jornada de luta e mobilização de trabalhadoras e trabalhadores contra demissões e contra o banco de horas da Vallourec.
Com o anúncio do fechamento do setor de laminação automática até o fim do ano, a Vallourec prevê a demissão de 160 trabalhadores, mas, na realidade, as demissões podem atingir 500 empregados.
“O Sindicato é contra as demissões e entende haver a possibilidade de realocação dos trabalhadores da laminação em outro setor da empresa. Vamos lutar pela manutenção dos postos de trabalho”, reafirmou Geraldo Valgas, presidente do Sindimetal.
Durante a mobilização, o Sindicato defendeu o pagamento de hora extra e o fim do banco de horas e lembrou que o governo federal anunciou investimento de mais de R$ 100 bilhões no setor siderúrgico para os próximos cinco anos.
“As políticas de fortalecimento da indústria nacional apresentadas pelo governo Lula são exatamente para que as grandes empresas, como a Vallourec, preservem e ampliem empregos, e invistam na modernização das suas plantas”, disse Paulo Roberto, Paulinho, secretário-geral do Sindimetal.
O Sindicato teme que o fechamento e a transferência de setores da Vallourec Barreiro para Jeceaba não fique somente na laminação automática, por isso chama trabalhadoras e trabalhadores para lutar com o Sindimetal em defesa do emprego.