Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região
Beneficiários estão há cerca de 60 dias sem receber
Mostrando mais uma vez sua falta de humanidade, o governo Zema paralisou os pagamentos de beneficiários da antiga Minascaixa há cerca de 60 dias. Mais de 500 aposentados e pensionistas estão sofrendo sem receber os valores a que têm direito.
A Minascaixa foi privatizada e extinta, no início dos anos 1990, e os foram realocados em outros setores do Governo do Estado de Minas Gerais. O pagamento dos benefícios vitalícios ficou sob responsabilidade da Fundação Libertas.
Porém, em 2014, uma lei transferiu recursos no valor de R$ 200 milhões da Fundação para o governo estadual. Desde então, o estado de Minas assumiu o compromisso de realizar o pagamento aos beneficiários, mas os valores recebidos da Libertas não ficaram reservados apenas para este fim.
“Mesmo que o dinheiro tenha sido usado de outras formas, é obrigação do governo Zema continuar pagando aposentados e pensionistas da Minascaixa. É uma total desumanidade deixar centenas de pessoas sem seus benefícios por dois meses. Isto se soma à forma como Zema trata diariamente os servidores públicos em Minas, ao mesmo tempo em que eleva seu próprio salário e os dos secretários em quase 300%. Chega de crueldade, fora Zema”, denunciou Ramon Peres, presidente do Sindicato.