Escrito por: Sindieletro/MG
Colegas de Ponte Nova, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto se unem ao movimento iniciado na empreiteira, prestadora de serviços para a Cemig, em São João del-Rei.
A greve dos trabalhadores da empreiteira Spin Energy, iniciada na terça-feira,8 de agosto, em São João del-Rei, fortaleceu-se com a adesão dos colegas de Ponte Nova, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações cobrando o pagamento dos salários e demais direitos, que estão atrasados, além de reivindicar melhores condições de trabalho e garantia de saúde e segurança. A organização e mobilização dos trabalhadores da Spin contam com o total apoio do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro/MG).
São profissionais que realizam o atendimento comercial, de emergência e urgência, como religação e desligamento de energia, e também atuam em construção. Eles reivindicam o básico e o legal: o cumprimento do contrato de trabalho.
Mais uma vez, os profissionais estão com salários atrasados, férias não pagas (nem mesmo no retorno das férias), vale-alimentação vencido e plano de saúde atrasado – impedindo, dessa forma, o uso do serviço. As condições de trabalho, saúde e segurança são precaríssimas. Além da falta de EPIs, a Spin disponibiliza veículos automotores sem condições alguma de uso, obrigando os trabalhadores a utilizá-los, o que potencializa os riscos de acidente de trabalho graves e fatais.
Os trabalhadores em greve mantêm o atendimento de emergência.
O Sindieletro/MG está cobrando a responsabilidade da gestão da Cemig no cumprimento do contrato da empreiteira com a estatal. Também está tomando outras providências para garantir o atendimento à pauta de reivindicações dos trabalhadores.