Jornalistas e radialistas da Rádio Inconfidência suspendem greve

Secretaria da Cultura se compromete a retirar de tramitação o Plano de Cargos e Salários e reabrir negociaçõe. CUT/MG, sindicatos CUTistas, movimentos sociais e lideranças políticas apoiaram o movimento

Publicado: 09 Setembro, 2021 - 11h33 | Última modificação: 09 Setembro, 2021 - 11h42

Escrito por: SJPMG

Depois de seis dias de paralisação, com a Rádio Inconfidência transmitindo só  programas gravados ou reprisados, jornalistas e radialistas decidiram, em assembleia, na tarde desta quarta-feira, 8 de setembro, suspender o movimento grevista e retornar ao trabalho.

A decisão foi tomada depois de uma reunião de cerca de três horas com o secretário de Cultura, Leônidas Oliveira, e os representantes das entidades de classe e o advogado do Sindicato dos Radialistas, Gustavo Chalup.

A Rádio Inconfidência faz parte da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que engloba as duas emissoras públicas do estado, a Rádio Inconfidência e a Rede Minas de Televisão.

Na reunião, o secretário comunicou a retirada de tramitação do PCS para discussão com os trabalhadores, principal pauta da mobilização, a reabertura das discussões sobre o acordo coletivo, suspensas desde o ano passado, e solução dos problemas de falta de condições de segurança e trabalho nas antenas da rádio apontadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Também foi acordado que os dias parados não serão descontados, mas pagos com banco de horas.

O secretário designou duas pessoas para mediar o diálogo, o diretor da EMC, Fábio Cadeira, e o presidente do Conselho de Administração da EMC, José de Oliveira Júnior.

Os trabalhadores, que acompanharam a reunião na frente do prédio, permanecem mobilizados em busca de seus direitos.

Os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas agradecem o apoio das entidades de classe no ato unificado do dia 3, data do aniversário de 85 anos da emissora, e em especial o apoio da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), na figura de seu presidente Jairo Nogueira Filho, e parabenizam os jornalistas e radialistas pela organização, coesão e empenho.

Só quem luta conquista direitos.

Luta, jornalista.

Luta, radialista.