Escrito por: Coletivo Alvorada

Live: Água: Direito de Todos ou Dinheiro para Poucos?”

O governador de Minas, Romeu Zema, quer passar toda a infraestrutura de coleta, tratamento e distribuição de água instalada no Estado para a iniciativa privada

O Coletivo Alvorada realiza nesta segunda-feira, 17 de julho, às 20 horas, a live “Água: Direito de Todos ou Dinheiro para Poucos? Participam do debate Jairo airo Nogueira Filho, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG); e Eduardo Pereira de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos (Sindágua/MG). A apresentação será de Flávio Torre, sociólogo, mestre em Ciências Sociais e Gestão de de Cidades pela PUC Minas e pesquisar de planejamento regional e urbano ambiental.

O acesso à água de qualidade é um requisito civilizatório. Durante décadas, o investimento custeado pelo dinheiro dos impostos da população de Minas Gerais foi ampliando a disponibilidade de água para as diversas regiões do Estado, e também em menor escala, o serviço de coleta e tratamento de esgoto, através da Copasa.

Agora, o atual governador de Minas, Romeu Zema, quer passar toda a infraestrutura de coleta, tratamento e distribuição de água instalada no Estado para a iniciativa privada, em condições nebulosas e desconsiderando os bilhões em recursos públicos investidos ao longo dos anos.

Nossos convidados irão discutir as consequências dessa intenção do governador que pode trazer efeitos desastrosos, principalmente para as populações e regiões mais carentes de nosso Estado.

https://www.youtube.com/live/rnB4vpEV15U?feature=share