Escrito por: Rogério Hilário, com informações da Frente Brasil Popular Minas
Em Belo Horizonte, centenas de carros percorrem a Avenida do Contorno durante a manifestação
O domingo, 31 de janeiro, foi dia de carreatas por Minas Gerais. Centenas de pessoas saíram às ruas para protestar contra o desgoverno genocida (#ImpeachmentJá, #ForaBolsonaro) e por #VoltaAuxílioEmergencial e #VacinaparatodosJá. Manifestações foram registradas em Belo Horizonte, Diamantina, Lavras, Juiz de Fora, Viçosa, Teófilo Otoni e Uberlândia. Os atos foram convocados e organizados pela Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/Minas), entidades CUTistas, centrais sindicais, Frente Brasil Popular, movimentos sociais e populares.
Em Belo Horizonte, assim como aconteceu no dia 23, centenas de carros percorreram toda a extensão da Avenida do Contorno, com adesivos, faixas cartazes e bandeiras, no ato Abraçasso Automotivo. As concentrações começaram às 10 horas na Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia; no Bairro Floresta; no Armazém do Campo, do MST, no Barro Preto; na esquina com a Avenida Getúlio Vargas, na Savassi; e na esquina com a Avenida Afonso Pena.
Os manifestantes, divididos pelos pontos de ligação, se uniram, durante o trajeto, e seguiram até a Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, onde uma faixa com mais de 100 metros de comprimento, com a frase “FORA BOLSONARO/MOURÃO”, ficou exposta. O protesto foi encerrado, por volta das 13h30, quando centenas de balões vermelhos foram soltos.
No sábado, 30 de janeiro, a carreata foi realizada no Barreiro.