Escrito por: MAB
Atingidos percorrerão o trajeto contrário dos rejeitos da Samarco: da foz do rio Doce, em Regência (ES), até Mariana (MG)
Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, cerca de 400 pessoas percorrerão toda a extensão do rio Doce, desde a sua foz, em Regência (ES), até o local do desastre, em Mariana (MG). Durante o percurso, estão previstos atos, assembleias, audiências públicas e aulas abertas à população local.
Programação
Nesta segunda-feira, 31 de outubro, em Regência (ES), ocorrerá um ato político de abertura da marcha, às 8 horas, na Quadra da Escola, no centro do município. Às 13 horas a marcha segue para Colatina (ES), onde fará uma parada no calçadão da orla do rio Doce, localizado próximo à rodoviária. Já no período da noite, às 20 horas, os atingidos realizam uma assembleia em Mascarenhas, distrito de Baixo Guandu (ES), na Quadra Esportiva localizada próxima à igreja católica.
Foi dada a largada na marcha dos atingidos pelo crime da Samarco (Vale/BHP Billiton). A atividade começou na manhã dessa segunda-feira (31), em Regência (ES), no local de encontro entre o rio Doce e o mar. No estado são sete municípios atingidos, mas apenas quatro foram reconhecidos pela empresa criminosa. São eles: São Mateus, Jaguaré, Aracruz; e os reconhecidos são Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia. Pelo caminho contrário à lama, a marcha segue até Mariana (MG), onde será realizado o Encontro dos Atingidos da bacia do Rio Doce, entre os dias 2 e 5 de novembro. As mobilizações são realizadas na mesma semana do aniversário de um ano do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, que matou 19 pessoas e deixou centenas de pessoas desabrigadas.Entrando em solo mineiro, os atingidos realizam, no dia 1° de novembro, uma Audiência Pública em Governador Valadares (MG). O evento ocorrerá às 10 horas, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, situado na Rua Tiradentes, 312, Centro. No período da tarde, a marcha realiza uma parada em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, onde fará uma caminhada pelas ruas da comunidade. À noite, ocorrerá ainda uma Aula Pública em Ipatinga (MG), às 19h30, no Ginásio Sete de Outubro, com a presença de estudantes do ensino fundamental e médio.
No último dia de marcha, os atingidos realizam duas assembleias, uma em Rio Doce (MG), às 10h30, e outra em Barra Longa (MG), às 16 horas. No final do dia, a caravana segue à Mariana (MG), onde haverá o encerramento da atividade.
Encontro dos Atingidos
Após a marcha, os atingidos da bacia do Rio Doce organizam um encontro, em Mariana (MG), entre os dias 3 e 5 de novembro. No último dia, está prevista uma caminhada em Bento Rodrigues, comunidade rural impactada pelos rejeitos da barragem de Fundão.
Serviço
Marcha dos atingidos da bacia do Rio Doce
Local: de Regência (ES) à Mariana (MG)
Data: de 31 de outubro a 2 de novembro
Contato: Neudicléia – (11) 98367 8184/ Eloá – (31) 99523 1731
Leia também
"Nada tem sido feito", dizem atingidos sobre crime da Samarco