Escrito por: Sindimetro/MG

Ministro das Cidades acredita em solução para metroferroviários de BH

Dirigentes do Sindimetro/MG, da Fenametro e parlamentares se reúnem com Jader Barbalho Filho

Sindimetro/MG

 

Diretores do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG), da Fenametro e parlamentares se reuniram, nesta terça-feira, 18 de abril, com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, em Brasília. Na reunião foram discutidas a situação de empregadas e empregados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG), pós-privatização, e a retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND) da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trenseurb.

O Sindimetro/MG vai buscar uma reunião com representantes ou ministros da Casa Civil, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério das Cidades, Secretaria Geral da Presidência e trazer uma resposta para empregadas e empregados da CBTU-MG até o dia 25 de abril.

Segundo o ministro Jader Barbalho Filho, o tema sobre a questão dos empregados e empregadas da CBTU-MG não está esgotado e o debate continua para que uma solução seja encontrada. Ele, inclusive, citou a questão dos empregados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) que foram aproveitados em outros órgãos do governo federal.

O ministro deixou claro da possibilidade do mesmo tratamento dado à Funasa, mas ressaltou que se houver realmente essa situação os funcionários deverão ser transferidos para a CBTU holding.

Para a diretoria do Sindimetro/MG, está claro que a luta continua e nada está completamente definido com relação aos empregos de 1.600 trabalhadoras e trabalhadores concursados. A cobrança de uma solução para trabalhadoras e trabalhadores da CBTU-MG junto ao governo federal deverá continuar.

Participaram da Reunião com o Ministro os deputados federais do Rio Grande do Sul Fernanda Melchiona (PSOL), Marcon e Bon Gass (PT). Pelas entidades sindicais estiveram presentes Alda Lúcia Fernandes dos Santos (presidente) e Luís Henrique Chagas (vice pelo RS), da Fenametro; Leandro Ferreira dos Santos e Daniel Glória Carvalho (secretário-geral), do Sindimetro/MG. Pelo governo, participaram a secretária Maria Fernanda, Luiza Dulci e Marcelo Fragoso.