Escrito por: Rogério Hilário, com informações do G1

É hora de tomar as ruas. #FORABOLSONARO!

#IMPEACHMENTJÁ e #VACINAJÁ. Concentração será no Mineirão, sábado, dia 23 de janeiro, a partir das 16 horas

 A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) convoca toda a sua base para, em parceria com os movimentos sindical, sociais e populares, realizarem a carreata #IMPEACHMENTJÁ, #FORABOLSONARO, neste sábado, dia 23 de janeiro de 2021, a partir das 16 horas, no Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte. O ponto de concentração da CUT/MG e dos Sindicatos CUTistas será na Avenida das Palmeiras, 610 - São Luiz (em frente à COPASA).

Não podemos permitir que Bolsonaro siga seu projeto autoritário e genocida de destruição do Brasil! Estaremos nas ruas em defesa da vida, dos empregos e da soberania do povo brasileiro. Participe.

Diante do colapso da saúde em Manaus em meio a uma nova explosão de casos da Covid-19, a carreata está sendo convocada. Com mais de 213 mil mortes, Jair Bolsonaro continua minimizando os impactos da doença e fazendo propaganda de remédios sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus.

A CUT reitera que, ao contrário de alguns cards e artes divulgados em redes sociais com o intuito de sabotar o movimento, a concentração da carreata deste sábado, 23 de janeiro de 2021, será às na Avenida das Palmeiras, 610, São Luiz (em frente à COPASA). A manifestação sairá do Mineirão.

 

Carreata e panelaço

No último domingo, dia 17 de janeiro, aconteceu uma carreata pelo Impeachment de Jair Bolsonaro. Os manifestantes, que se concentração na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, fizeram "buzinaço" contra a permanência do presidente no Palácio do Planalto e a favor da vacinação. A manifestação foi organizada pelos militantes Ricardo Oliveira e João Santiago.

Os motoristas saíram da Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul da capital, e cruzaram o Bairro Santa Tereza até chegar ao Bairro Sagrada Família, ambos na Região Leste. Muitos levavam bandeiras com mensagem de "Fora, Bolsonaro" e usavam camisas vermelhas.

“Chega de negacionismo da pandemia! Chega de extremismo! Chega de glorificação do autoritarismo! Chega de irresponsabilidade e incompetência! Chegou a hora de nos mobilizarmos pelo impeachment do Bolsonaro! Pela saúde e pela vida dos brasileiros! Vacina Já!”, disse uma mensagem dos organizadores.

Na noite de sexta-feira, 15 de janeiro, moradores de vários bairros de Belo Horizonte fizeram "panelaço" das janelas de suas residências contra o presidente.

A manifestação nas janelas aconteceu em várias cidades do país e foi convocada por causa da crise hospitalar em Manaus, onde o aumento dos casos de Covid-19 levou ao colapso o sistema de saúde, além da política negacionista e genocida adotada pelo governo de Jair Bolsonaro durante todo o período da pandemia no país.