Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região
Emir Sader faz exposições sobre o mundo no século XXI, abordando a situação do capitalismo e o contexto da América Latina
Diante do atual cenário político e da necessidade de organizar a resistência contra as ameaças a direitos e à própria democracia, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região sediou, nos dias 2 e 3 de abril, um Módulo de Formação Política sobre o Século XXI ministrado pelo sociólogo Emir Sader.
Os dois dias contaram com exposições sobre o mundo no século XXI, abordando a situação do capitalismo e o contexto da América Latina, assim como o cenário brasileiro no século atual.
Emir Sader falou aos participantes sobre o neoliberalismo no Brasil, os governos antineoliberais e também sobre a situação atual, após o golpe de 2016, a prisão de Lula e as eleições de 2018.
Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela mesma instituição, Emir Sader trabalhou na instituição como professor de Filosofia e de Ciência Política. Além disso, foi pesquisador do Centro de Estudos Sócio Econômicos da Universidade do Chile e professor de Política na Unicamp. Atualmente, dirige o Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde é professor de sociologia.
Sociólogo lança livro no Sindicato
No dia 2 de abril, Emir Sader também realizou, na sede do Sindicato, o lançamento de seu livro “Lula e a Esquerda do Século XXI - Neoliberalismo e pós-neoliberalismo no Brasil e na América Latina”.