Escrito por: Sind-UTE/MG
É com profundo pesar que o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) recebeu a notícia do falecimento da companheira de luta e ativista Lúcia Livramento, na segunda-feira, 3 de agosto.
Inarredável na luta feminista, antirracista e pelo direito à saúde pública de qualidade, Lúcia era a diretora estadual da União de Negras e Negros pela Igualdade em Minas Gerais (Unegro-MG), aposentada e integrava o Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais e o Fórum Unificado de BH e Região. Ela também foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Belo Horizonte.
A Pandemia de Covid-19 tem levado pessoas muito importantes para representação da classe trabalhadora e dos movimentos sociais. Companheira, sentiremos a sua falta.
Mas, é sob a luz desse legado, alegria de viver e disposição para a luta que seguiremos firmes, cuidando de sua memória e reafirmando o que nos ensinou sobre ética, sensibilidade, representação trabalhista e a construção de uma sociedade mais democrática.
O Sind-UTE/MG se solidariza com a família, amigos e todas e todos companheiras e companheiros de luta nesse momento de perda e dor.
Companheira Lúcia sempre estará presente conosco.
Lúcia Livramento.
Presente! Presente! Presente!
Nota pela transição da nossa querida Lúcia Livramento
Comunicamos que, apesar das intensas lutas da equipe médica e das inúmeras orações, nossa querida Lúcia Livramento, diretora estadual da Unegro-Minas Gerais, aposentada e ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Belo Horizonte, fez sua transição hoje, depois de longa jornada contra o Covid19.
Lúcia Livramento, que também era nossa representante no Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais e do Fórum8MUnificado de BH e Região, foi feminista negra, guerreira e uma voz experiente na luta pela igualdade racial em MG. Deixou um legado de firmeza, disciplina, espiritualidade e amizade. Tanto assim os aniversários da Unegro eram sempre uma agenda obrigatória e única em sua casa. Sempre regados à alegria, delicioso tropeiro e conversas políticas das mais profundas....Contudo, no lugar das tristezas, seremos resistência e usaremos o exemplo da Lúcia para ampliar nosso engajamento pela liberdade, pela paz e pelo progresso da humanidade.
Assim seja!
Belo Horizonte, 02 de agosto de 2020.
Lúcia Livramento, presente!
Direção Estadual da UNEGRO– MG (União de Negras e Negros Pela Igualdade)