Escrito por: CUT/MG
Central e entidades CUTista realizam #CampanhadeSolidariedade. Calamidade e mortes poderiam ser evitadas com projetos e políticas públicas que garantam segurança as populações das cidades
A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e toda a base CUTista no Estado se solidarizam com atingidas e atingidos pelas chuvas em Minas Gerais, principalmente com familiares e amigos de vítimas de alagamentos, enchentes, desabamentos e da queda do paredão em Capitólio. Tragédia anunciada, segundo especialistas, assim como todas as demais calamidades, que para serem evitadas ou amenizadas dependem de projetos e políticas públicas que garantam segurança às populações, ribeirinhas ou moradoras e moradores de áreas de risco e de encostas. Que, na maioria das vezes, são parte da população mais carente e desassistida de todo o Estado.
Até segunda-feira, segundo boletim da Defesa Civil, já morreram no Estado pelo menos 18 pessoas vítimas das chuvas e do descaso das autoridades - incluindo 10 mortes apenas em Capitólio -, especialmente do governo de Romeu Zema, que não investiu ou incentivou projetos de prevenção dessas calamidades. Pelo registro do órgão, 138 cidades mineiras estão em situação de emergência. O número de desalojados é 13.723 e, de desabrigados, 3.374.
A intensidade das chuvas, que se iniciaram em outubro e se tornaram ainda mais alarmantes neste ano, trouxe também o alerta para os riscos de rompimento de diques e barragens de mineradoras, espalhadas por toda Minas Gerais. A interdição da BR-040, no final de semana, é um exemplo disso. Outras cidades entraram em estado de alerta, diante da possibilidade de se repetir crimes como os de Mariana e Brumadinho. E, mais uma vez, não deve haver a devida punição para as mineradoras, que na ânsia sem fim de lucros, exploram e esgotam as nossas riquezas minerais e deixam um rastro de devastação e mortes. Isso com a conivência de autoridades e do governo do Estado, que também devem ser responsabilizados por todos os danos causados ao povo mineiro e ao meio-ambiente.
A CUT/MG e os sindicatos CUTistas realizam, desde o dia 29 de dezembro, a #CampanhadeSolidariedade aos atingidos e atingidas pelas chuvas no Estado. As entidades e a classe trabalhadora farão todos os esforços para ajudar milhares de pessoas que vivem esse momento tão difícil. Junte-se a essa corrente de solidariedade! Procure sindicatos e entidades filiados à CUT na sua cidade para fazer as doações de alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama e materiais de limpeza. Você também pode doar qualquer valor, por transferência bancária (Banco CEF: 104 agência 0086; Operação 003; conta: 502471-8 ou PIX: CNPJ 65.139.743/0001-92).
Para mais informações: (31) 3564-1852 ou 98328-6173.