Passagem de R$ 3,40 é um roubo! Embarque nesta luta!

Sindimetro-MG e metroviários convocam para ato contra o aumento de 88% na tarifa do Metrô de Belo Horizonte

Publicado: 10 Maio, 2018 - 11h50

Escrito por: Sindimetro-MG

O Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG) entrou na terça-feira (8) com uma representação junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal contra o aumento da passagem de metrô anunciada na segunda-feira (7) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Na representação, o sindicato considera o aumento de 88% – o maior de todo o país –, abusivo.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) definiu para esta sexta-feira (11) o aumento nas tarifas do metrô de Belo Horizonte. Com a mudança o valor passará de R$ 1,80 para R$ 3,40.

Está previsto para esta quinta-feira (10) um ato no metrô do Eldorado, em Contagem, de repúdio ao aumento. Nesta sexta-feira (11), haverá manifestação na Praça 7, no Região Central de Belo Horizonte, às 17 horas.

De acordo com o presidente do sindicato, Romeu José Machado Neto, o aumento é anunciado no momento que o país vive uma grande crise econômica e tem 13 milhões de desempregados. “Como ter um aumento de quase 89% de reajuste no transporte público, que é um direito do cidadão?”, questiona o presidente.

Ele disse ainda que, de fato, as tarifas não são reajustadas nos últimos 12 anos, mas também, no mesmo período, não houve qualquer melhoria. “Como pode ter um reajuste deste sem uma vinculação com a tão prometida melhoria da linha 1 ou mesmo a extensão do ramal do Barreiro”, diz. As novas tarifas entram em vigor na sexta-feira (11).

Passagem de R$ 3,40 é um roubo!

Foram 12 anos sem aumento da passagem do metrô! E considerando que o transporte deve ser visto como um direito social e uma garantia do ir e vir da população, foi mais do que justo não ter aumento!

O transporte público é um dever do estado e um direito do cidadão!

Por muitos anos era o que líamos nas laterais ou nas traseiras dos ônibus, embora há muito tempo eles deixaram de ser transporte público para ser um transporte privado, com linhas concedidas pelas prefeituras e governos do estado, no caso do transporte intermunicipal.

Mas, não foi assim com o metrô de BH. Desde que o início do seu funcionamento, em 1986, ele é operado por uma empresa estatal federal, a CBTU.

Por interesses que nunca foram os da população, o metrô não teve os investimentos necessários para expandir-se e aí teve as “grandes mãos” dos empresários do sistema de transporte, que não tinham interesse em ver um metrô “abocanhando” uma fatia importante dos trajetos feitos por eles! Por isso, há mais de 30 anos o metrô só opera um pequeno trecho de 28 km, sem nenhuma modernização e expansão!

A população do Barreiro que o diga. Há mais de 30 anos sonham com o metrô para diminuir o tempo que gastam com sua locomoção pela cidade. Esse problema já virou piada e foi marchinha de carnaval desse ano!

28 km de linha e o maior aumento de tarifa...

Considerando todo o sistema metro-ferroviário operado pela CBTU nas cidades de Natal, João Pessoa, Recife e Maceió, Belo Horizonte tem a menor extensão em operação. É também, entre todas as unidades, a que teve o menor investimento do governo federal. No entanto, foi a que teve o maior aumento em termos de valores!

E você vai aceitar esse aumento abusivo?

Nós, do Sindimetro-MG e o conjunto da categoria metroviária, sempre lutamos por um metrô público estatal de qualidade, com tarifa social. E esse aumento está na contramão de tudo o que defendemos. Por isso, estamos buscando construir um movimento unindo os movimentos sociais, sindicatos, estudantes e a população em geral para tentar barrar esse aumento abusivo.

O Sindimetro inclusive entrou com uma denúncia no Ministério Público estadual e federal com o mesmo objetivo: barrar o aumento através da Justiça.

Esperamos contar com o apoio da população para a manifestação que estamos organizando nesta sexta-feira,  dia 11 de maio, na Praça 7, a partir das 17 horas.

Vamos mostrar a nossa profunda insatisfação com mais essa medida impopular de um governo que só demonstra não representar os interesses do povo!

ATO UNIFICADO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA

11 DE MAIO, SEXTA-FEIRA