Escrito por: Sind-Saúde/MG
Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde Núcleo Regional Betim enviou ofício à prefeituras para que, por enquanto, mantenha a política de distanciamento social e os comércios locais fechados
Com o risco de flexibilização precoce das medidas de freio à transmissão da Covid-19, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde Núcleo Regional Betim enviou ofício à prefeituras para que, por enquanto, mantenha a política de distanciamento social e os comércios locais fechados. Desta vez, o documento foi entregue aos governos municipais de Mateus Leme, Sarzedo, Mário Campos, Igarapé Juatuba, São Joaquim de Bicas e Brumadinho.
O Sindicato apresenta seis perguntas para que a gestão responda com base na motivação dos decretos, veja:
1 - Quais foram os estudos técnicos, nacionais ou internacionais, que basearam a decisão de flexibilizar a transição para a estratégia de Distanciamento Social (DSS)?
2 - Essa estratégia leva em consideração a relação entre número de leitos vs. população local (leito por mil habitantes)?
3 - Essa estratégia leva em consideração a análise, sequer ainda realizada e publicizada pela Secretaria de Saúde Municipal, dos planos de contingência para enfrentamento da Covid 19?
4 - Qual a capacidade diária de realização de testes de diagnósticos pela rede pública de saúde da cidade, e qual o tempo médio de espera pelos resultados?
5 - Quantos novos testes, leitos, insumos, ventiladores e demais equipamentos foram adquiridos pelo município? De que modo foi ampliada a capacidade do sistema de enfrentar a Covid 19?
6 - Quantos servidores e empregados da rede pública de saúde do município realizaram cursos de capacitação em higiene, vigilância sanitária, enfrentamento de pandemias e outros afins?
Veja também:
http://sindsaudemg.org.br/index.php/prefeituras/3629-2020-04-17-19-51-52.html