Escrito por: Rogério Hilário
Dirigentes debatem pauta da classe trabalhadoras, planejamento e lutas para os próximos meses
A Reunião Ampliada da Diretoria Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) foi encerrada na sexta-feira, 10 de junho, no segundo dia de debates e planejamento, no auditório da sede da entidade, em Belo Horizonte. Na tarde de quinta-feira e na manhã de sexta-feira, participaram os secretários, dirigentes das CUTs regionais e o presidente da CUT/MG, Jairo Nogueira Filho, em atividades coordenadas pela secretária-geral Lourdes Aparecida de Jesus.
O encontro definiu a plataforma da CUT/MG para as eleições deste ano e organizou um calendário de ações e lutas da Central, a base CUTista, apoiadores e a classe trabalhadora nos próximos meses.
Na tarde de quinta-feira, 9 de junho, após as análises das conjunturas política e econômica, os dirigentes CUTistas analisaram a proposta de plataforma da classe trabalhadora a ser apresentada aos candidatos a governador, parlamentares e presidente da República. Também foi avaliada a formação de brigadas digitais que atuarão, principalmente, durante o processo eleitoral em combate às fake news e novos cursos que serão realizados virtual e presencialmente. Um dos cursos será para formação de brigadas com os integrantes da Direção Estadual. A criação de novos comitês populares em todas as regiões do Estado também foi debatida.
Foram acrescentados à pauta da classe trabalhadora, ou aperfeiçoados, entre outros, temas como as revisões das reformas trabalhista e da previdência, fortalecimento da agricultura familiar, reestatizações, fim das privatizações, restrições à mineração, novos modelos econômicos para o Estado, políticas de emprego, renda, desenvolvimentismo, educação, saúde, distribuição de renda, inclusão, valorização de servidoras e servidores, enfrentamento da violência a todas as formas de discriminação e preconceito (contra mulheres, negros, crianças, negros, LGBTQIA+, idosos, comunidades e povos tradicionais e demais movimentos sociais), combate às terceirizações, fome, à miséria, a misoginia, ao machismo e ao racismo.
Clique aqui para ver mais imagens dos dois dias da Reunião Ampliada da Diretoria da CUT/MG