Escrito por: Coletivo de Mulheres Migrantes Cio da Terra

Sarau de Aniversário: seis anos do Coletivo de Mulheres Migrantes Cio da Terra

No último dia 12 de abril, o Cio da Terra completou 6 anos de luta e (re) existência. Para comemorar, o Coletivo de Mulheres Migrantes realizará um grande sarau neste sábado, 6 de maio, das 10 horas às 21 horas, na sede da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) - rua Pedro de Carvalho Mendes, 70, no bairro Colégio Batista, em Belo Horizonte.

O evento contará com atividades diversas, como feira de artesanato e gastronomia de diversos países do mundo, shows com a banda Habana Vieja e o bloco Bruta Flor, além de muita música comandada pelos DJS Joel (da República Democrática do Congo) e Carlos Rizo (da Nicarágua). O sarau também terá atividades para crianças, propostas por Ferê do Pandeiro e Denise Fantini, além de palco aberto para que cada pessoa possa fazer sua intervenção artística e cultural.

De acordo com Laura Queslloya, co-fundadora e Coordenadora da Área de Saúde Integral do Coletivo, “o evento é uma grande festa, sim, porque temos muito o que comemorar, mas é também um espaço de amor, resistência e visibilidade porque a gente pode e deve ocupar estes espaços, alçar nossas vozes para denunciar situações de opressão, para demandar cuidado, para demandar direitos. E o mais importante ainda é fazer tudo isto de maneira coletiva. Acredito muito que sozinhas podemos mudar situações e lutar, mas quando a gente se junta, nada pode nos silenciar, apagar ou ignorar. Nossas vozes ficam mais fortes quando estamos juntas.”

Para participar do Sarau, é necessário adquirir ingressos pelo Sympla. O valor promocional, para quem comprar antecipadamente, é de R$13,00:  https://www.sympla.com.br/evento/sarau-de-aniversario-6-anos-de-cio-daterra/1969721. Também será possível adquirir ingressos na porta do evento, porém o valor será de R$ 20.

O Coletivo O Cio da Terra - Coletivo de Mulheres Migrantes é, desde 2017, referência para mulheres migrantes, refugiadas e apátridas. É uma organização civil que acolhe, orienta e fortalece as pessoas migrantes, favorecendo a integração e promovendo a transformação social. Por meio da sororidade, luta para promover o senso crítico, a autonomia e a autoestima das mulheres, visando a garantia de seus direitos.

O coletivo está estruturado em diversas frentes, que realizam atendimento e acompanhamento social bilíngue, capacitações, atividades para geração de renda e ingresso no mercado de trabalho, aulas de português, formação sociopolítica e enfrentamento à violência, atividades culturais e ações de promoção da saúde integral.

“Há mais de cinco anos vinha entendendo e acolhendo as demandas de mulheres imigrantes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o nascimento do Cio da Terra foi uma das respostas que demos à essa realidade. Percebia que poucas mulheres buscavam atendimento na instituição na qual trabalhava, muitas tardavam em falar português, eram silenciadas por nossa sociedade xenofóbica, racista e também pelo patriarcado e o machismo, que atravessam as experiências tanto nos seus países de origem, quanto no Brasil. Dessa forma, nasce primeiro coletivo de mulheres migrantes do nosso estado. Nossa existência é fortalecida no dia a dia por nossas vozes, nossa ancestralidade, nossas histórias, sonhos e nossa acolhida. Por isso o nosso lema é: Terra Fértil sem Fronteiras”, diz Luciana Pereira Lorenzi, idealizadora, co-fundadora e coordenadora do Coletivo.

Sarau de Aniversário: 6 anos do Coletivo de Mulheres Migrantes Cio da Terra

Data: 6 de maio de 2023

Local: CUT/MG - Rua Pedro de Carvalho Mendes, 70, bairro Colégio Batista - Belo Horizonte/MG

Horário:  das 10 horas às 21 horas

Ingressos disponíveis: https://www.sympla.com.br/evento/sarau-de-aniversario-6-anosde-cio-da-terra/1969721

Programação

10 horas - Abertura/ Início da feira de artesanato e gastronomia

Das 11 horas às 12h30 - Atividade para crianças com Ferê do Pandeiro

Das 12h30 às 14 horas - Almoço

Das 14 horas às 15 horas - Bloco Bruta Flor

15 horas - Sarau/ Microfone aberto/ Atividade para crianças com Ferê do Pandeiro e Denise Fantini

Das 17 horas às 18 horas - DJ Carlos Rizo e DJ Joel

Das 18 horas às 20 horas - Habana Vieja

20 horas - DJ Carlos Rizo e DJ Joel

21 horas - Encerramento