Escrito por: Rogério Hilário

Secretaria de Combate ao Racismo da CUT/MG realiza Roda de Debate online

Debate terá como tema "Os Efeitos do Covid-19 para a População Negra no Mundo do Trabalho e sua Sobrevivência"

A Secretaria de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), em parceria com a Secretaria-Geral da entidade, toda base CUTista e movimentos sociais e populares, vai realizar, nesta quarta-feira, 13 de maio, a live Roda de Conversa Online: Os Efeitos do Covid-19 para a População Negra no Mundo do Trabalho e sua Sobrevivência. Segundo a secretária de Combate ao Racismo, Elaine Ribeiro, a proposta é denunciar a desigualdade racial, que foi ampliada nestes tempos de Pandemia de Coronavírus, e “descomemorar” o 13 de Maio. A live e o debate serão gerados no facebook de Elaine Ribeiro com transmissão pela página da CUT/MG

“O racismo está mais presente do que nunca com o governo de Jair Bolsonaro. A discriminação racial voltou com força, pois, nesta gestão de extrema direita, ele deixou de ser criminalizado. Vem sendo negado, com as políticas públicas cada vez mais excludentes. O Enem, por exemplo, não foi adiado, desprezando os setores, em que a maioria é negra, que não têm acesso à Internet e não têm como estudar em casa sozinho”, afirmou Elaine Ribeiro.

A secretária de Combate ao Racismo agradeceu à secretária-geral da CUT/MG, Lourdes Aparecida de Jesus, com quem montou a palestra da live e definiu os palestrantes. Para ela, eles representam a diversidade e são capazes de apresentar o cenário nacional em tempos de Pandemia e os efeitos do Covid-19 para a população negra. “Lourdes ajudou a montar um debate muito representativo. Dois são da Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Luciana Ribeiro, do Campus Pontal, e Benjamin Xavier, pós doutor pelo Centro de Estudos Sociais de Coimbra); outro convidado é da Universidade de Jataí, Goiás (Pedro Barbosa). Teremos a Rosana Ribeiro, secretária de Combate ao Racismo na CUT Nacional que reside em São Paulo; Maria Catarina, do Sind-UTE Divinópolis; e Makota Celina, da coordenação do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab) na grande BH.”

“Teremos uma Roda de Conversa com enfoques nestes vários estados e da conjuntura nacional a respeito da discriminação racial e da luta pela igualdade. O que está sendo feito para garantir emprego e renda da população negra? Como elas foram afetadas pelo Covid-19? Num cenário de como está a vida dessas pessoas, nosso debate vai ser propositivo, para enfrentar este momento. Para debater o tema, temos pessoas muito atuantes em seus movimentos, em seus espaços. Gostaríamos de contar com mais participantes, mas há uma limitação de tempo nas lives, que precisam ser dinâmicas, fluir”, analisou a secretária de Combate ao Racismo da CUT/MG.

“O assunto é comum, mas o recorte de cada vivência é diferente. O debate, acredito, vai ser muito rico. A Maria Catarina, do Sind-UTE Divinópolis, fez uma abordagem muito boa sobre o tema em uma live na última sexta-feira, denunciou a dificuldade de acesso aos benefícios sociais. Só 30% até agora conseguiram acessar. A expectativa é fazermos uma abordagem inicial, para todas e todos tenham ciência de como as pessoas e a população negra estão sendo afetadas e nossos convidados e convidadas são excelentes debatedores e nos darão uma contribuição impar” concluiu Elaine Ribeiro.