Servidores públicos municipais de BH aprovam estado de greve

Categorias mantêm mobilização, atividades e atos até 26 de junho, quando nova assembleia pode deflagar greve por tempo indeterminado

Publicado: 10 Maio, 2018 - 16h02

Escrito por: Sindibel

Em assembleia, realizada na manhã de quarta-feira (9), com a presença de cerca de mil servidoras e servidores, foi apresentado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura, os informes sobre a reunião de negociação salarial com o governo ocorrida na tarde de terça-feira (8).

Em linhas gerais, a administração não deu resposta à pauta apresentada, justificando ainda não ter totalizado a projeção do impacto financeiro no orçamento. E solicitou a extensão do prazo para a resposta até pelo menos no dia 20 de junho. O prazo pleiteado pelo sindicato por decisão de assembleia anterior encerrou-se no final de abril.

Após as intervenções de servidores das diversas categorias presentes, foi perceptível que parte dos servidores desejava iniciar uma greve já a partir da próxima terça-feira, 15, e outra parte, mesmo insatisfeitos com a resposta do governo, preferiam atender a solicitação do governo, definindo a extensão de prazo de resposta para até 20 de junho.

As duas propostas foram encaminhadas pela mesa para decisão por meio de votação. A assembleia decidiu pelo voto da maioria que os servidores ficassem, a partir desta quinta-feira (10), em Estado de Greve, mantendo a mobilização para realização de atividades e atos, antecedendo o dia 26 de junho, quando deverá ser convocada nova assembleia geral com indicativo de greve, caso a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não apresente uma proposta definitiva ou que ela (a resposta) não seja satisfatória para a categoria.

Passeata

Após a assembleia, centenas de servidores, representados pelo Sindibel, se juntaram aos servidores da educação, representados pelo Sindi-Rede/BH, numa passeata até à frente da PBH.