Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região
Dia Nacional de Mobilização acontece na véspera de mais uma rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a categoria cobra proposta decente
Em mais um Dia Nacional de Mobilização, o Sindicato dos Bancários de BH e Região paralisou as atividades de agências bancárias dos principais bancos na região do bairro Alípio de Melo em Belo Horizonte. As manifestações ocorrem na véspera de mais uma rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a categoria cobra proposta decente.
Na última mesa de negociação da Campanha Nacional, os bancos apresentaram uma proposta desrespeitosa de reajuste, de 85% do INPC (inflação), sem aumento real. Além disso, não trouxeram nada sobre a PLR e ainda quiseram retirar direitos, como os vales refeição e alimentação nas férias, a 13ª cesta-alimentação e o pagamento de PLR a afastados por doença.
O Comando Nacional dos Bancários rejeitou as propostas rebaixadas em mesa e a categoria segue mobilizada para pressionar os bancos. Na Campanha Nacional 2024, bancárias e bancários reivindicam aumento real nos salários, melhor PLR, aumento maior nos vales e fim da gestão adoecedora nos bancos.
“Não aceitamos as justificativas falsas dos bancos de que estão passando por dificuldades e, por isso, não podem oferecer reajuste decente para a categoria. Todos sabem que os lucros só aumentam às custas da saúde de bancárias e bancários, que precisam ser respeitados e valorizados. Não vamos ceder e exigimos respeito”, afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.