Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região
Manifestação vai ser em frente à Agência Século, da Caixa, no Centro de Belo Horizonte
Trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil realizam, nesta quinta-feira, 5 de julho, um Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Empresas Públicas e da Soberania Nacional. A data faz parte de um calendário de lutas aprovado pelo Comando Nacional dos Bancários em defesa de direitos e do Brasil.
Em Belo Horizonte, o Sindicato realizará um ato a partir das 10 horas em frente à Agência Século da Caixa, na rua dos Carijós, 218, Centro. A participação da categoria é fundamental.
A falta de compromisso do governo Temer com o povo brasileiro e com a soberania nacional não surpreende mais ninguém. O pré-sal está sendo entregue às multinacionais estrangeiras de graça, a educação e a saúde estão sendo sucateadas, sem recursos até para custeio e, agora, os golpistas intensificam os ataques às empresas públicas.
O debate sobre a importância das empresas, dos bens e dos serviços públicos precisa ser intensificado.
Mais do que isso, é preciso levar a discussão para os locais de trabalho e para dentro de casa, apoiar os movimentos sociais, se engajar em mobilizações. Só assim será possível barrar projetos que representam retrocessos e perda de direitos.
Um Brasil soberano, com todos, por todos, para todos, só se faz com a articulação virtuosa entre políticas públicas, investimento público e empresas públicas.
Caixa, Banco do Brasil, BNDES, Petrobras, Eletrobrás, Correios, Embrapa, Casa da Moeda e tantas outras empresas públicas são parte da solução para os problemas do país. Por isso, é fundamental reforçar que defender as empresas públicas é defender o Brasil. Se é público, é para todos.