Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região

Sindicato dos Bancários recebe de Beatriz Cerqueira homenagem da Assembleia

Deputada ressalta a importância do movimento sindical CUTista na resistência contra a retirada de direitos dos trabalhadores. Ramon Peres denuncia sucateamento de bancos públicos com a terceirização

Gláucia Rodrigues

A deputada estadual e professora Beatriz Cerqueira (PT) entregou, nesta terça-feira, 2 de agosto, uma homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ao Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região pela atuação da entidade em defesa dos direitos dos bancários. Antes da entrega da homenagem, a deputada conversou com diretores e funcionários do Sindicato na sede da entidade, quando falou da atual conjuntura política de Minas Gerais e do Brasil.

Durante a sua fala, a deputada ressaltou a importância do movimento sindical CUTista na resistência contra a retirada de direitos dos trabalhadores. “Nós tivemos intensas lutas em que o movimento sindical CUTista teve um papel decisivo na mobilização dos trabalhadores, na resistência e garantia de direitos”, ressaltou.

Ao abordar a atual situação política do país, Beatriz Cerqueira ressaltou que o enfrentamento será intenso porque “estamos enfrentando um governo totalitário, completamente autoritário que desmonta e que destrói muito rapidamente todos os direitos sociais apesar de termos uma Constituição que resguarde estes direitos”.

Para a deputada estadual, vai ser necessária muita articulação do movimento sindical porque tudo foi destruído muito rápido. “Não podemos esquecer o desemprego que estamos enfrentando, as reformas que foram feitas pelo Congresso Nacional, por isso vamos precisar de uma articulação muito forte com muita pressão popular e social”, ressaltou.

No final da conversa, o presidente do Sindicato, Ramon Peres, denunciou o sucateamento dos bancos públicos com a terceirização de bancários e solicitou à deputada uma intervenção nesse sentido. “O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) precisa melhorar o cumprimento do seu papel social, fomentar a economia mineira, incentivar o desenvolvimento dos pequenos agricultores, dos pequenos empresários, aquelas pessoas que estão começando a sua empresa. Hoje, temos um BDMG completamente sucateado. Hoje, temos dentro do banco um número de assessores exorbitantes, indicados pelo Governo Estadual, que ocupam cadeiras que deveriam ser dos bancários”, destacou.

Ramon também ressaltou que o avanço da tecnologia dentro dos bancos se acelerou com a pandemia. "A proliferação dos trabalhadores do ramo financeiro que são PJs, autônomos, sem representação sindical e os avanços das fintechs e bancos virtuais têm alterado a natureza do trabalho bancário e é preciso uma ação parlamentar para regularizar essa situação", explicou. Por fim, enfatizou a importância de o Sindicato ter uma maior proximidade com o parlamento e que espera isso do mandato da deputada.

Beatriz Cerqueira assumiu o compromisso de levar para o parlamento as revindicações dos bancários de BH e região e afirmou que está comprometida com as demandas da categoria.

 

Gláucia RodriguesRamon Peres, presidente do Sindicato, com a deputada estadual Beatriz Cerqueira