Escrito por: Vinícius Matias/Sindifes
Sindicato doou matéria-prima e equipamentos para agilizar o processo em troca de 500 unidades nesta primeira etapa
O Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes) entregou as primeiras 150 unidades da máscara de proteção facial para os servidores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que estão na linha de frente de combate ao coronavírus. O material de proteção individual está sendo distribuído pela direção do Hospital das Clínicas (HC) e produzido por um grupo de pesquisadores da UFMG e voluntários de diversas instituições utilizando impressoras 3D e cortadoras a laser. O Sindifes doou matéria-prima e equipamentos para agilizar o processo em troca de 500 unidades nesta primeira etapa.
A coordenadora geral do Sindifes, Cristina del Papa, acredita que a iniciativa reforça o poder das Universidade Federais darem soluções aos problemas da sociedade. “Com mais investimentos e melhores condições de trabalho poderíamos fazer mais. Temos soluções, mas não temos verbas e nem equipamentos. Se o atual governo tivesse investido em ciência e tecnologia e acreditado no potencial das Universidade Federais o cenário seria diferente”, diz ela.
O Sindifes aguarda o restante das máscaras e está tentando adquirir mais unidades para contemplar todos os trabalhadores do HC-UFMG. O projeto está produzindo material para vários hospitais no estado, o que dificulta a aquisição.