Escrito por: Sindifes
Na pauta da categoria ainda estão a luta contra o PL 4.567/16, a reforma da Previdência e as reformas trabalhistas
Os técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deflagraram greve contra a quebra de acordo e a PEC 241 (no Senado PEC 55) na manhã desta segunda-feira, dia 31 de outubro, durante a assembleia na escadaria da Reitoria, no Campus Pampulha.
Na pauta da greve nacional, ainda estão a luta contra o PL 4.567/16, a reforma da Previdência e as reformas trabalhistas. Com a deflagração da greve na base do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), já são 34 entidades com o movimento paredista instalado.
A orientação para os TAE é que participem das atividades que serão convocadas pelo comando de greve, pois a intenção é ocupar a universidade e construir um movimento forte e articulado junto aos estudantes e professores.
Informe sobre a decisão do STF em relação ao movimento grevista
A coordenadora geral do Sindifes, Cristina Del Papa, explicou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permissão do corte de ponto dos servidores grevistas não tem aplicação imediata. “Primeiro o Acórdão tem que ser publicado. Depois ainda há embargos de declaração, que são instrumentos jurídicos que podemos utilizar para questionar a decisão, que vai contra o direito constitucional do trabalhador fazer greve”, explicou.
Para ela, a decisão é uma tentativa de acabar com os movimentos de resistência que estão acontecendo no país contra a PEC 241 e demais ataques aos trabalhadores. A direção do Sindifes publicou uma nota sobre a decisão, clique aqui para acessar o documento na íntegra.
Informe sobre as ocupações na UFMG
Os CAD I e II, a Arquitetura, FAE, IGC, Letras e Belas Artes estão ocupadas pelos movimentos estudantis contra a PEC 241. Na última sexta-feira (28), a direção do Sindifes visitou as ocupações e fez uma doação de alimentos.
Nesta segunda, às 16 horas, haverá uma assembleia da Comunidade Universitária da Arquitetura; e às 18 horas, a Comunidade da Faculdade de Direito se reúne para articular o movimento de luta.
PEC da Morte será tema de aulão no Dia de Finados
Na quarta-feira, dia 2 de novembro, às 17 horas, será realizado um Aulão Público para desconstruir os argumentos de validação da PEC 241/16. O evento é organizado pelos estudantes da FACE-UFMG. Clique aqui para mais informações.
Próximas atividades e instalação do Comando de Greve
O comando de greve será instalado nesta terça-feira, 1° de novembro, após as 10 horas (devido a atividade do estudantes no ICEX-UFMG), na Casa do Sindifes.
A próxima assembleia será no dia 3 de novembro, quinta-feira, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, no Campus Saúde, na região hospitalar de Belo Horizonte.
Leia também
Técnico-administrativos da base do Sindifes retomam greve contra a PEC 241