Escrito por: Sinpro-JF

Unidos, trabalhadoras e trabalhadores da educação de JF garantem conquistas

Mobilização da categoria, organizada pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-JF), leva a prefeitura a recuar de sua posição sobre a suspensão dos contratos temporários da Rede Municipal em julho

Após inúmeras ações da categoria e intensas negociações, o Sindicato dos Professores (Sinpro-JF), juntamente com representantes da Câmara Municipal, reuniu-se na tarde de quarta-feira (15) com a Administração da Prefeitura com o objetivo de construir solução definitiva para o impasse formado pela possibilidade de veto às emendas da Mensagem 4.408. Apesar da possibilidade dos vereadores derrubarem o veto, a PJF apontava dificuldade de implementação do auxílio emergencial, com base na Lei Complementar 173. 

Diante do caos representado pela sua iniciativa de suspender os contratos em julho, e sob pressão sistemática dos educadores, vereadores e população, a Administração não teve outra saída senão prorrogar, automaticamente, os contratos, incluindo o mês de julho, como normalmente vinha sendo feito em anos anteriores. O compromisso da PJF será materializado em Portaria, a ser publicada nos próximos dias, e inclui o pagamento do mês de julho na mesma data do restante da categoria, no início de agosto.

Segundo a Administração, em função do mês de julho não se configurar como férias nem recesso para os trabalhadores com vínculo temporário, será requerido dos profissionais prestação de serviço, a ser discutido com a Secretaria de Educação. O Sindicato ficará atento e presente nas discussões acerca dessas iniciativas e continuará vigilante para resguardar todos os direitos dos contratados da Rede Municipal.

No entendimento da direção do Sindicato, o resultado final é vitorioso, carregado de simbolismo e representa a ousadia, a determinação e a unidade da categoria