Escrito por: Sind-UTE/MG
A pressão sobre deputados/as também cresceu e muitos estão se posicionando em defesa do Fundeb
A votação do Fundo De Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb - PEC 15/2015) foi anunciada para os dias 20 e 21 de julho. Para pressionar ainda mais os deputados pela aprovação do Novo Fundeb Permanente, com maior aporte da União e com recursos públicos para a educação pública, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai promover mais um tuitaço com a hashtag #VotaFundeb na terça-feira, 21 de julho, às 10 horas. A votação na Câmara dos Deputados estava prevista para esta terça-feira.
Na última mobilização virtual, que ocorreu no dia 14 de julho, o termo #VotaFundeb alcançou a segunda posição entre os assuntos mais comentados da rede social Twitter e envolveu a participação de artistas, psicólogos/as, assistentes sociais, dentre outros profissionais, além de trabalhadores/as em educação e estudantes. A pressão sobre deputados/as também cresceu e muitos estão se posicionando em defesa do Fundeb.
Abaixo-assinado
Para ampliar a pressão sobre parlamentares, as entidades e movimentos em defesa da educação lançaram site com abaixo-assinado e formulário que também envia automaticamente mensagens para deputados/as. Acesse e divulgue essa ferramenta: www.defendaofundeb.com.br
Materiais de divulgação
Para um tuitaço de sucesso é importante divulgar a data e o horário da mobilização (21 de julho – 10h) para que o maior número de pessoas possa publicar mensagens variadas em defesa do Fundeb num curto espaço de tempo, com muitas mensagens. Por isso, preparamos alguns materiais para facilitar a mobilização nas redes sociais antes e durante o tuitaço, veja a seguir e compartilhe.
.
>> Cards:
https://bit.ly/cards_vota_fundeb_julho
>> Planilha de tuites:
https://bit.ly/vota_fundeb_julho
>> Vídeos de apoiadores:
https://bit.ly/novos_apoiadores_fundeb
Recomendações
– Escreva frases com a hashtag – só a hashtag não contabiliza para os temas mais comentados. Aproveite para qualificar o debate e defender um Fundeb com mais recursos da União, com recursos públicos para a educação pública (sem vouchers), que promova a qualidade da educação, que ajude a reduzir as desigualdades socioeconômicas regionais e que inclua todos os que precisam estudar.
– Marque deputados/as do seu estado – na planilha há uma lista dos perfis dos deputados/as no twitter.
– Agende tuites no tweetdeck, é gratuito e dá pra fazer com antecedência caso você tenha outro compromisso no horário do tuitaço: https://tweetdeck.twitter.com/
Mas afinal, o que é o Fundeb?
O Fundo De Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico, também conhecido como Fundeb, é responsável por distribuir recursos entre estados e municípios para o funcionamento das escolas públicas e pagamento de salário de professores nas escolas públicas de todo o país.
Ele foi criado por lei em 2007, e termina agora no fim do ano. Por isso está acontecendo essa grande campanha para que o novo Fundo seja aprovado, caso contrário nossas escolas ficarão sem financiamento no próximo ano.
E depois de meses de debates, a votação do Fundeb no Congresso Nacional vai começar! Com o aumento das desigualdades sociais na educação básica por conta da Pandemia e das políticas do governo Jair Bolsonaro é central a aprovação do Fundeb para o futuro de milhares de estudantes!
Defendemos um Novo Fundo que seja permanente e que atenda a todas as necessidades da rede pública de ensino, chegando em todos os municípios e em todas as instituições de ensino básico!
#AprovaFundeb #ENEM #CursinhosPopulares #Educação
https://www.instagram.com/p/CC56Nd5Ho3N/
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/07/lideres-da-ue-chegam-a-acordo-sobre-pacote-de-recuperacao-pos-pandemia.shtml
É uma decisão histórica. Com o acordo a Europa se comportou como uma verdadeira federação de estados nacionais, ou seja, um país. As posições extremistas que misturam o neoliberalismo, autoritarismo e a subserviência aos Estados Unidos (EUA) foram contornadas. O núcleo do acordo foi costurado pelo que parece ser uma aliança entre uma espécie de liberalismo racional e a social democracia. Aposto que a União Europeia será um dos atores principais da pós-pandemia. O Reino Unido vai se arrepender amargamente pelo Brexit. A visão imperial dos EUA impede que o país participe de um acordo come esse, entre iguais.