MENU

Água turva e falta de limpeza colocam trabalhadores da CDD Norte em risco

Sintect/MG denuncia que negligência e descaso por parte das atuais gestões das unidades de trabalho fazem parte do plano de sucateamento, impulsionado pela política do Governo Federal

Publicado: 13 Julho, 2022 - 11h54 | Última modificação: 13 Julho, 2022 - 14h50

Escrito por: Sintect/MG | Editado por: Rogério Hilário

Sintect/MG
notice

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares no Estado de Minas Gerais (Sintect/MG) recebeu denúncia dos trabalhadores do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) BH Norte, sobre a falta de limpeza/higiene do local e da qualidade da água que os trabalhadores ingerem no setor. O Sindicato esteve presente no local e se reuniu com trabalhadoras e trabalhadores para organizar a paralisação caso a ECT não fornecesse água potável. Nesta visita, os trabalhadores também denunciaram a falta de interesse da gestão em resolver os problemas da unidade.

A falta de materiais de limpeza, a falta de funcionários para dar conta da limpeza/ higienização e manutenção do setor, são problemas de responsabilidade da Gestão da Unidade, que não resolve nem a falta de material e nem a falta de funcionários para a higienização e manutenção do setor. Com a informação de que a água do bebedouro da unidade estava turva e imprópria para o consumo, a gestão, foi incapaz de resolver o problema, da troca dos filtros do bebedouro, em tempo hábil. Isso expôs os trabalhadores do setor a doenças provenientes de água contaminada como: diarreia, cólera, amebíase, leptospirose, disenteria bacteriana entre muitas outras.

O CDD Norte é uma unidade grande e possui apenas um profissional para realizar a limpeza. Além disso, o serviço fica ainda mais prejudicado por conta da falta de materiais de limpeza. O profissional que realiza a higienização acaba também sendo uma vítima, dessa política de sucateamento, pois tem que se “virar” com o que tem na unidade para realizar o trabalho de forma precária.

Sabemos que toda essa negligência e descaso por parte das atuais gestões das unidades de trabalho faz parte do plano de sucateamento, impulsionado pela política do governo federal. A ordem é explorar o máximo dos trabalhadores, sem dar o mínimo de condições de trabalho, para aumentar o lucro da Empresa, em detrimento da qualidade de vida dos trabalhadores. Tudo isso com o intuito de chamar a atenção do capital privado, abutres que querem tomar o patrimônio do povo brasileiro.

O Sintect/MG tomará as medidas cabíveis contra esse descaso que está ocorrendo no CDD Norte. Não podemos deixar que trabalhadores sejam expostos a doenças e contaminações por conta de uma política de exploração dentro dos setores.

A resposta para esses ataques será a mobilização e a luta organizada!

JUNTE-SE À LUTA!

NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS!