Bancários do Banco do Brasil protestam em Juiz de Fora
Agênciasatrasaram abertura em uma hora, em demonstração de descontentamento com obanco
Publicado: 25 Fevereiro, 2010 - 14h25
Escrito por: Renato Costa, Assessoria de Comunicação do Sintraf JF
bancarios.jpgO Sintraf JFesteve mais uma vez na luta pelos direitos dos trabalhadores. Nesta quinta(25 de fevereiro), os diretores do Sindicato organizaram junto com os bancários do Banco doBrasil um protesto contra o banco. O ato foi motivado pelo descumprimento departe Acordo Coletivo.
De acordocom o Diretor de Bancos Públicos do Sintraf JF e funcionário do BB, WatoiraOliveira, o banco não implantou o Plano Odontológico, como já deveria terfeito. “Estamos desde o ano passado aguardando a implantação do PlanoOdontológico para os funcionários, mas até agora nada. O BB já descumpriu maisde uma vez o prazo que ele mesmo fixou, decepcionando os bancários. O protestoé para mostrar que estamos de olho”, afirma.
Além dodescontentamento com a questão do Plano Odontológico, os bancários também lutampela implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). “A previsãode início do PCCS é de junho, segundo o banco, mas queremos mostrar que estamosatentos também a essa questão, para que não aconteçam mais atrasos”, explicaWatoira, vice-presidente da a CUT Regional Zona da Mata.
Condições de trabalho
O protestoserviu também para lembrar que o Sintraf JF está atento às condições detrabalho nas agências do BB. Recentemente, houve tumulto na agência Juiz de Fora(Calçadão da Halfeld) quando dois caixas quase foram agredidos por clientesapós longo tempo de espera para serem atendidos, resultado do novo sistema deatendimento implantado pelo banco. Em conversa dos diretores do Sintraf JFMarcos Louzada e Watoira Oliveira com o gerente da agência, este se comprometeua aumentar o número de caixas nos dias de maior atendimento e estabelecer umlimite de 60 pessoas no salão dos caixas.
Houve tambémo caso da agência São Mateus, que ficou com o ar condicionado inoperantedurante vários dias, além de suspeita de focos de dengue. “Em ambos os casos, osindicato esteve presente nas agências e cobrou uma solução imediata do banco.Na agência São Mateus, o problema do ar condicionado foi solucionado em parte,e ainda estamos cobrando do banco a solução total. Inclusive deixamos umtermômetro de ambiente com a Delegada Sindical da agência, Arcângela Sales,para a verificação constante da temperatura”, comenta Watoira.