MENU

Base do Sindifes rejeita proposta do governo federal e a greve continua

Os servidores e servidoras presentes votaram, com ampla maioria, com 1.082 votos (86%), pela continuidade da greve por tempo indeterminado

Publicado: 28 Maio, 2024 - 15h38

Escrito por: Sindifes | Editado por: Rogério Hilário

Sindifes
notice

O Comando de Greve do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) realizou na manhã de segunda-feira, 27 de maio, no auditório da Reitoria da UFMG, Assembleia de Greve junto da base para avaliar proposta apresentada pelo governo federal na 5ª Reunião da Mesa Específica e Temporária no MGI, em Brasília. 

Entre participações presenciais e remotas, por meio do canal no Youtube do Sindifes, 1.258 trabalhadores e trabalhadoras acompanharam a Assembleia. Deste total, 1.016 TAE assistiram virtualmente à Assembleia, dos quais 65% são servidoras e servidores da UFMG, 17% do Cefet-MG, 13% da UFVJM e 5% do IFMG.

Os servidores e servidoras presentes votaram, com ampla maioria, com 1.082 votos (86%), pela continuidade da greve por tempo indeterminado e a rejeição da proposta apresentada pelo governo no último dia 21 de maio, e pela continuidade da Greve. 78 votaram contra (6%) e 98 foram votos de abstenção (8%).

A mesa foi composta por Hilbert Hilbert David de Oliveira Sousa, técnico-administrativo em Educação da UFMG e representante do campo CUTista na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSC); Leôncio D’Assumpção de Souza, Técnico-administrativo em Educação do Cefet-MG e Coordenador de Política e Formação Sindical; Lúcia Aparecida de Oliveira Pinto,Técnico-administrativo em Educação  da UFMG e secretária da mesa, na ocasião;Luiz Antônio de Faria Fonseca, Técnico-administrativo em Educação da UFMG e Coordenador de Carreira e Relação de Trabalho; e Rogério Fidelis da Silva Técnico-administrativo em Educação da UFMG Coordenador Geral do Sindifes.

Além de avaliar a tabela apresentada pelo governo federal na última reunião, a Assembleia também contou com informes feitos por Fidélis, acerca da Caravana para Brasília e as Marchas pela Educação, realizada no dia 21 de maio, e pela Classe dos Trabalhadores do Serviço Público, realizada no dia 22. Leôncio e Luiz dispuseram do seu tempo de fala para realizar repasses sobre a atuação do Comando Nacional de Greve em Brasília.

Avaliação

O Comando de Greve do Sindifes convocou os técnico-administrativos da UFMG, Cefet-MG, IFMG e UFVJM para participar de nova Assembleia de Greve nesta quarta-feira, 29 de maio, às 9 horas no Auditório A102 do CAD 2 da UFMG, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte. A Atividade também será transmitida pelo canal do Sindifes no youtube.

Nesta Assembleia, além da continuidade da discussão sobre a proposta a ser enviada para a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), o Comando de Greve do Sindifes fará o levantamento do movimento paredista, para isto, é solicitado que as IFES/Unidades enviem representantes para informar o quantitativo da greve no local.