MENU

Coletivo distribui livros em BH na comemoração dos 101 anos de Paulo Freire

CUT Minas, coletivos, outras entidades e mandatos de Beatriz Cerqueira, Rogério Correia e Macaé Evaristo apoiam e participam de ações culturais da 26ª Semana

Publicado: 19 Setembro, 2022 - 16h10 | Última modificação: 19 Setembro, 2022 - 16h19

Escrito por: Coletivo Paulo Freire | Editado por: Rogério Hilário

Coletivo Paulo Freire MG
notice

A 26ª Semana Paulo Freire teve comemoração dos 101 anos do educador com distribuição de livros para a população, nesta segunda-feira, 19 de setembro, na Praça Sete, Região Central de Belo Horizonte. A atividade foi realizada pelo Coletivo Paulo Freire MG. A Celebração do Centenário do educador deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.

A 26ª Semana Cultural Paulo Freire conta com a participação e o apoio dos coletivos Linhas do Horizonte,  Lindalva das Graças, Bloco Sou Vermelho e Alvorada; Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), FAE UEMG, FAE UFMG, Pedagogia PUC Minas, Universidade Federal do Triângulo, Espaço Peripatético, Mandados de Beatriz Cerqueira, Rogério Correia e Macaé Evaristo; Teatro dos Oprimidos, Instituto Zé Pequeno e Menininha, Escola Municipal Paulo Freire, Fórum Político Interreligioso, Sind-UTE/MG e Associação Cultural José Marti MG.

 Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire (1921-1997) nasceu em Recife (PE) e se formou em direito, mas encaminhou sua formação para o magistério. Um dos grandes méritos do educador foi a alfabetização de mais de 300 pessoas em cerca de um mês, no ano de 1963, em Angicos (RN). No período em que foi diretor do Programa Nacional de Alfabetização do governo João Goulart, seu objetivo era alfabetizar dezesseis milhões de adultos em quatro anos, o que foi interrompido pela eclosão do golpe militar de 1964.

Antes do exílio, Freire passou 70 dias na prisão. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, “Pedagogia do Oprimido”. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Foi nomeado doutor honoris causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. É o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, sendo um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas.

Paulo Freire é conhecido por seu método e alfabetização. O educador desenvolveu um método pedagógico reconhecido mundialmente, que defende que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante. Ele retornou ao Brasil e foi secretário municipal de Educação durante o governo de Luiza Erundina, na prefeitura de São Paulo. Seu legado é eterno.

Coletivo Paulo Freire MG

Facebook:  https://www.facebook.com/coletivopaulofreirebh

Instagram: https://www.instagram.com/coletivopaulofreire1909