Metroviárias e metroviários trabalham no Carnaval após luta e acordo

Categoria mantém o estado de greve, caso algum dos profissionais sofra acidente proveniente da folia

Publicado: 09 Fevereiro, 2024 - 17h55 | Última modificação: 09 Fevereiro, 2024 - 18h20

Escrito por: Rogério, com informações de O Tempo, Estado de Minas e Sindimetro/MG | Editado por: Rogério Hilário

Metrô-BH

Metroviárias e metroviários de Belo Horizonte vão trabalhar normalmente durante o período de Carnaval. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, em assembleia convocada pelo Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG).

A Metrô-BH, concessionária que administra o serviço, apresentou uma proposta que atendeu as demandas da categoria. “Desde que se cumpra a proposta e que os empregados sejam acolhidos, o metrô funciona normalmente neste Carnaval”, afirmou o sindicato, em nota.

O Sindimetro/MG e a empresa negociaram condições de trabalho para o Carnaval. Ficaram acordadas as contratações de 256 seguranças e de promotores para orientar com os usuários dentro do sistema, além do aumento de 87% da oferta de bilheterias. Ou seja, mais guichês serão disponibilizados nas estações. Além disso, será respeitado o descanso de metroviárias e metroviários. Quando for necessária a convocação de trabalhadoras e trabalhadores para a prestação extraordinária (horas extras), ela será limitada a duas horas, como determina da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o respeito às folgas.

A Metrô-BH também se comprometeu a contratar promotores que respeitem as oito horas de jornada de metroviárias e metroviários, somadas à uma hora de refeição. Além disso, o sindicato afirmou que a empresa trará mais segurança aos trabalhadores e usuários do transporte.

Na reunião, o Sindimetro/MG reivindicou melhores condições de trabalho a empregadas e empregados. Os profissionais ameaçaram cruzar os braços no Carnaval e entrar em estado de greve caso a Metrô-BH não revisse as condições de operação durante a folia. A categoria alegava que o sistema não tem condições de funcionamentos adequados para atender com segurança os cerca de 5,5 milhões de foliões que devem circular pela capital durante os quatro dias da folia.

“Procuramos então o Ministério Público do Trabalho, que convocou o sindicato e a MetrôBH para uma reunião de mediação com o objetivo de definir as condições de funcionamento do metrô durante o carnaval. Novamente, a empresa ignorou a gravidade deste assunto, e não compareceu na mediação”, informou o diretor do Sindimetro/MG, Pedro Vieira.

Como a empresa negociou com o Sindimetro/MG, o acordo foi homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e a categoria decidiu acatar a ata homologada e manteve o estado de greve, caso algum dos metroviários e metroviárias sofra acidente proveniente do Carnaval.