Conferência Estadual da Saúde: Defesa do SUS, do Controle Social e da democracia

Temas marcam atos em Belo Horizonte na abertura da atividade. Frente Parlamentar Minas é lançada no Minascentro

Publicado: 30 Maio, 2023 - 15h15 | Última modificação: 30 Maio, 2023 - 16h51

Escrito por: Rogério Hilário | Editado por: Rogério Hilário

Rogério Hilário

Defender o SUS e a democracia; saúde não é mercadoria. Com estas pautas, profissionais da saúde, sindicatos e entidades das diversas categorias da saúde no Estado, representantes de movimentos sociais e populares, de mandatos políticos e parlamentares se uniram na tarde de segunda-feira, 29 de maio, em dois atos públicos em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Controle Social. A primeira concentração foi na Praça Sete, Região Central de Belo Horizonte. A segunda foi realizada, depois de marcha pelas ruas da capital mineira, na porta do até o Minascentro, ato que antecedeu o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS.

As duas manifestações abriram a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, que acontece até esta quarta-feira (31). Participam da atividade delegados de 439 cidades, que debaterão e aprovarão propostas para saúde da população que serão encaminhadas para a 17ª Conferência Nacional, programada para o período de 2 a 5 de julho em Brasília. Participaram dos atos o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, Jairo Nogueira Filho, o superintendente do Ministério do Trabalho em Emprego no Estado, Carlos Calazans, a deputada federal Ana Pimentel (PT), as deputadas estaduais Macaé Evaristo (PT) e Bella Gonçalves (Psol), o vereador Bruno Pedralva (PT) e representantes dos mandatos da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e Rogério Correia (PT).

“Vocês estão de parabéns por este ato que abre uma Conferência Estadual mais do que necessária para que as propostas da saúde do povo brasileiro. Uma atividade muito importante na luta pelo SUS, que retorna depois de seis anos. É o retorno do espaço de um espaço democrático de debate das questões da saúde pública. Vocês impediram a privatização do SUS ao demonstrar, durante a pandemia, a importância dos profissionais da saúde para salvar milhões de vidas, atendendo a população. Apesar dos ataques de Bolsonaro e Zema contra o SUS, comprovaram que o sistema é um exemplo para o mundo. Mas é preciso continuar na luta, porque a direita segue rondando. Temos que permanecer unidos e vigilantes. Podem contar sempre com a CUT e toda a sua base”, disse Jairo Nogueira Filho, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), durante o ato em frente ao Minascentro, que antecedeu o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS.

“O SUS público representa a vontade do povo brasileiro. Nos próximos três dias, vamos defender o sistema. Não podemos aceitar que este governo Zema privatize a saúde pública. Este é o desafio de todos nós conselheiros, trabalhadoras e trabalhadores: mostrar ao governo que projeto de saúde o povo quer. O SUS é uma cláusula pétrea de nossa Constituição. E vamos construir propostas para levar a Brasília e modelo de saúde que queremos para o Brasil”, afirmou Renato Barros, diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG).

“Um dos nossos desafios é garantir direitos. Somos pelo SUS, pela vida, pela democracia. Vamos nos encontrar em Brasília, para a maior Conferência Nacional da Saúde, com propostas e diretrizes para a saúde da população em relação ao SUS”, disse Ana Lúcia Paduello, do Conselho Nacional de Saúde.

“Vivemos um momento histórico, com mais de 400 municípios presentes na Conferência Estadual para dizer ao Zema o que queremos para que haja uma saúde de qualidade. Queremos mais investimentos. Vejam só: para vir de Jordânia, delegados viajaram 900 quilômetros para dizer que precisamos de um SUS de qualidade. É gratificante ver o Zé Gotinha aqui na luta por mais recursos para o SUS de qualidade.  E teremos mais de mil delegados nesta luta”, disse Ederson Alves da Silva, do Conselho Estadual de Saúde.

“Estamos demarcando politicamente nosso posicionamento com relação ao SUS. É temos o Zé Gotinha presente neste ano, símbolo da saúde e da luta pela vida por intermédio da vacinação, tão atacada nos últimos quatro anos. Queremos um SUS rico, com mais investimento, com reconhecimento da saúde. Salve o SUS, salve os usuários, salve trabalhadoras e trabalhadores”, ressaltou Roges Carvalho, do Sindicato dos Psicólogos (Psind/MG).

“O mote da Conferência Estadual, defender o SUS e a democracia, é muito abrangente e atual. Ainda mais que muitos entendem a saúde como doença. Ela é prevenção, atendimento de qualidade, condições dignas de trabalho, respeito a trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços à população pelo SUS. Um conjunto de questões que têm relações com a saúde. A saúde é o bem-estar físico e mental”, conceituou Antônio de Pádua Aguiar, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

“A luta por trabalhadoras e trabalhadores que morreram durante a pandemia faz parte desta Conferência Estadual. Se não tivéssemos lutado pelo SUS, mais vidas seriam perdidas, o sistema correria o risco de privatizações, que vêm acontecendo em âmbito municipal e estadual. É importante debater este tema com a população, porque parte dela ainda é influenciada pelas fake news contra vacinas e medicamentos. Temos que estar atentos”, afirmou Anderson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEEMG).

Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS

Durante o evento, também, foi lançada a Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS, que consiste em montar uma bancada com a participação de representantes dos Legislativos municipal, estadual e federal, promotores públicos, movimentos sociais, universidades e conselhos sociais, sindicatos e associações.

Rogério HilárioRogério Hilário

Clique aqui para ver mais imagens dos atos públicos